EUA dizem ter abatido drone iraniano no Estreito de Ormuz

Kevin Lamarque / Reuters

Donald Trump

Trump afirma que navio americano adotou medida defensiva após ser ameaçado por aeronave não tripulada iraniana. Teerã nega e sugere que americanos podem ter derrubado um de seus próprios drones.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que um navio de guerra americano abateu um drone iraniano no Estreito de Ormuz, após a aeronave não tripulada ter agido de forma ameaçadora. Teerã, porém, negou que isso tivesse ocorrido.

Trump culpou o Irã pela ação “provocativa e hostil” e disse que o navio anfíbio de assalto USS Boxer tomou uma ação defensiva depois de a aeronave iraniana ficar a uma distância de menos de mil metros e ignorar diversos alertas para que se afastasse.

“Os EUA se reservam o direito de defender seu pessoal, suas instalações e interesses, e pede a todas as nações que condenem as tentativas do Irã de perturbar a liberdade de navegação e o comércio global”, afirmou o americano.

O Pentágono disse que o incidente ocorreu em águas internacionais, enquanto o USS Boxer, uma das várias embarcações militares americanas na região, adentrava o Golfo Pérsico. Não foi esclarecido de que forma o drone teria sido abatido.

Segundo a emissora CNN, o navio americano teria utilizado métodos de interferência eletrônica para derrubar a aeronave, ao invés de atingi-lo com um míssil.

O Irã negou nesta sexta-feira a declaração americana, que chamou de “sem fundamento e ilusória”. O país disse ter informações sobre a localidade de todas as suas aeronaves militares e sugeriu que os americanos teriam derrubado um de seus próprios drones.

“Todos os drones [do Irã] retornaram em segurança a suas bases”, disse o general brigadeiro Abolfazl Shekarchi. “Não há relatos de confrontos com o USS Boxer.” Ele assegura que o Irã obedece a todas as leis internacionais com respeito aos voos de drones.

O vice-ministro do Exterior iraniano, Abbas Araghchi, também negou que o incidente tivesse ocorrido. “Estou preocupado com a possibilidade que o USS Boxer tenha abatido um de seus próprios [drones] por engano”, afirmou, através do Twitter.

O episódio ocorrido em uma das mais movimentadas vias marítimas de transporte de petróleo em todo o mundo aumenta as preocupações sobre um possível conflito militar entre os dois países.

As tensões vêm aumentando nos últimos meses, após vários incidentes ocorridos na região inflamarem os ânimos de ambos os lados. Em junho, dois navios petroleiros foram atingidos por explosões no Estreito de Ormuz. Os Estados Unidos culparam o Irã, que negou envolvimento.

No mesmo mês, um drone americano foi abatido sobre o território iraniano, acirrando ainda mais a crise. Trump, disse que cancelou de última hora um ataque aéreo a alvos iranianos em represália à derrubada da aeronave não tripulada.

Há poucos dias, Teerã confirmou violações aoacordo nuclear de 2015, com o enriquecimento de urânio acima dos níveis estipulados pelo tratado. A medida, que deixou em alerta a comunidade internacional, seria uma forma de pressionar os parceiros europeus signatários do pacto a defender o país das sanções impostas pelos EUA, que deixaram o acordo no ano passado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …