Os Estados Unidos estão examinando todos os cenários possíveis, ligados a ameaças da Coreia do Norte às bases militares norte-americanas no Japão, comunicou Lawrence Nicholson, comandante da Infantaria marítima em Okinawa.
“Estamos examinando todos os cenários possíveis e todos os passos que possam ser dados pela Coreia do Norte”, comunicou o general norte-americano durante uma coletiva de imprensa.
Segundo ele, os EUA vão continuar reforçando sua aliança com Japão “durante este período perigoso” a fim de responder à ameaça sofrida pela união americano-japonesa.
“Estamos levando a sério todas as ações do regime norte-coreano e a sua intenção de desenvolver e reforçar a sua capacidade de mísseis com o aumento de seu alcance operacional, que deve preocupar todos nós”, acrescentou o general Nicholson.
A Coreia do Norte realizou no dia 6 de março o lançamento de quatro mísseis balísticos com alcance de até mil quilômetros, três dos quais caíram em Zona Econômica Especial do Japão.
Um dia depois do lançamento, Pyongyang comunicou sobre a realização bem-sucedida dos ataques de treinamento contra as bases dos EUA no Japão. Tóquio reconheceu que não conseguiu ouvir sinais dos testes de mísseis.
// Sputnik