O governo dos EUA exigiu da Coreia do Sul a prisão do irmão do ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que estaria sendo acusado de corrupção, informou Reuters, citando o anúncio do assessor do procurador do Tribunal Federal de Manhattan em Nova York.
Segundo informou o representante da procuradoria, EUA solicitaram à Coreia do Sul a prisão de um dos ex-conselheiros da empreiteira sul-coreana Keangnam Enterprises Co Ltd., Ban Ki-sang, irmão de Ban Ki-moon. Os EUA planejam exigir a extradição do empresário.
Na semana passada, a Reuters informou que as autoridades norte-americanas acusaram o irmão e o sobrinho do ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no âmbito de um caso de corrupção. Segundo os documentos apresentados pelas autoridades, os acusados estariam envolvidos em casos de suborno de oficiais do governo norte-americano.
Segundo a agência, o caso investiga uma tentativa de venda de um grupo de prédios no Vietnã, no valor total de 800 milhões de dólares. O sobrinho do ex-secretário-geral da ONU, Joo Hyan Bahn, trabalha como agente de vendas de imóveis em Nova York.
A ONU não quis comentar as acusações das autoridades norte-americanas contra os parentes do ex-secretário-geral da organização.
// Sputnik News