Europeus fecham acordo sobre plano de 750 bilhões de euros pós-pandemia com dívida compartilhada

Stephanie Lecocq / EPA

Ursula von der Leyen e Charles Michel no Conselho Europeu

Os líderes da União Europeia (UE) chegaram nesta terça-feira a um acordo sobre o plano de recuperação financeira pós-pandemia de coronavírus. No início dessa manhã, após mais de quatro dias de duras negociações, os 27 membros do bloco aprovaram um fundo de reconstrução e um orçamento para os próximos sete anos num valor total de 1,8 trilhão de euros. Esse é o maior pacote financeiro da história da União Europeia.

“Acordo!”, tuitou o presidente do Conselho Europeu, o belga Charles Michel, mais de 90 horas após o início da cúpula.

Os líderes europeus concordaram com um orçamento de quase 1,1 trilhão de euros para os próximos sete anos e um fundo de recuperação de 750 bilhões de euros. Deste fundo de recuperação, 390 bilhões de euros serão em forma de subvenções, ou seja, transferências a fundo perdido, e os restantes 360 bilhões serão fornecidos como empréstimos.

Os chamados “países frugais” – Holanda, Áustria, Dinamarca e Suécia, contrários a doações mais generosas –, aceitaram que a UE levante dinheiro no mercado, na forma de dívida compartilhada, para financiar as subvenções.

Em troca, Alemanha, França, Itália e Espanha concordaram que o valor das subvenções fosse reduzido dos 500 bilhões de euros inicialmente propostos por Paris e Berlim para 390 bilhões. A vigilância sobre o uso deste aporte será reforçada. Os “frugais” também conseguiram diminuir o valor de suas contribuições para o orçamento da UE para o período 2021-2027. Os holandeses irão economizar assim quase 2 bilhões de euros anuais.

Os líderes europeus também concordaram sobre uma fórmula para vincular as verbas ao respeito a regras de Estado de direito, um ponto bastante controverso. Até então, Polônia e Hungria eram estritamente contrários a esse tipo de mecanismo, já que ambos os países são alvos de processos na UE por violações a princípios democráticos.

Mas essa cláusula está sendo interpretada de formas diferentes pelos dois lados. Enquanto representantes da UE consideram terem dado um passo importante para frear o avanço do autoritarismo, os líderes da Polônia e da Hungria voltam para casa cantando vitória sobre o acordo.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, rejeitou alegações de que esse mecanismo tenha sido diluído para facilitar a aprovação do acordo.

Mudança de paradigma no financiamento do bloco

A chanceler alemã, Angela Merkel, vê a conclusão da cúpula europeia como um sucesso. Merkel e o presidente francês, Emmanuel Macron, não conseguiram impor os 500 bilhões de euros que propuseram, tendo que aceitar a redução do valor das subvenções. Mas conseguiram que o montante do pacote contra os efeitos da pandemia permanecesse em 750 bilhões de euros.

Ao final da cúpula, Merkel afirmou que o resultado demonstra a união do bloco europeu e mostra também que os países do continente são capazes de superar crises unidos, apesar de não terem todos a mesma opinião, fato que contribuiu para que a cúpula fosse tão longa e as negociações tão difíceis. Ela disse que a Europa sai dessa reunião ainda mais forte.

Uma vitória para a Alemanha: Merkel conseguiu obter para o país 1,3 bilhão de euros adicionais no orçamento europeu, a serem usados na ajuda aos estados alemães do leste e no desenvolvimento das regiões rurais do país.

A França obteve 40 bilhões de euros em subvenções da UE. Macron declarou que o plano aprovado pelos europeus representa uma mudança histórica no modo de funcionamento do bloco e da zona do euro.

Pela primeira vez nós adotamos um orçamento comum dessa magnitude, baseado no endividamento conjunto para a realização de novos projetos, abrindo a perspectiva de obtermos recursos orçamentários próprios adicionais”, disse o presidente francês. “Demonstramos a disposição de investir juntos, o que nos permitirá enfrentar os desafios sociais, econômicos e ecológicos da nossa Europa”, completou.

Os mercados também reagiram bem ao acordo. O euro alcançou seu maior valor em quatro meses.

Depois da aprovação na cúpula europeia, o pacote tem agora que passar pela aprovação do Parlamento Europeu e também dos parlamentos nacionais. Merkel alertou que o aval do Parlamento Europeu não será uma etapa fácil, mas pediu agilidade, para que a assistência financeira contra os efeitos da crise da Covid-19 chegue no ano que vem às economias mais afetadas do bloco.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …