UE cria fundo de emergência pós-pandemia

Miguel A. Lopes / Lusa

Líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia chegam a acordo para fundo de recuperação da economia depois da crise do novo coronavírus. Mas ainda falta acertar o valor e como ele vai funcionar.

Os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) acertaram nesta quinta-feira (23/04) a criação de um fundo de emergência para ajudar na recuperação da economia do bloco, atingida pela crise provocada pela pandemia de covid-19.

O valor do fundo não foi definido, mas ele deverá superar 1 trilhão de euros. Outra divergência entre os líderes europeus está na forma como o fundo será distribuído, com uns defendendo transferências, ou subvenções, e outros, empréstimos.

A Comissão Europeia foi encarregada de elaborar os detalhes e formular uma proposta para o fundo, que deverá ser incluindo no orçamento da União Europeia.

“Esse fundo deve ser de magnitude suficiente para enfrentar a extensão da crise e orientado para os setores e partes geográficas da Europa mais afetadas. Encarregamos a Comissão de analisar as necessidades exatas e de apresentar em caráter de urgência uma proposta ao desafio que enfrentamos”, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

“Se tudo se concretizar, será seguramente uma bazuca“, declarou o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, em São Bento, no final da reunião do Conselho Europeu, que se realizou por videoconferência.

Os líderes também endossaram um acordo anterior, negociado entre os ministros europeus das Finanças, sobre um pacote de 540 bilhões de euros para apoiar países, empresas e trabalhadores durante a pandemia de coronavírus.

O pacote de medidas adotadas consiste em três pilares: uma linha de crédito do Mecanismo de Estabilidade Europeu, o fundo de resgate da zona do euro, com 240 bilhões de euros em empréstimos; um fundo de garantia do Banco Europeu de Investimento com até 200 bilhões de euros em créditos para empresas; e um fundo temporário com 100 bilhões de euros para ajudar no pagamento de salários de trabalhadores e evitar demissões.

A decisão foi tomada em uma videoconferência de quatro horas de duração, pois a sede da UE em Bruxelas está fechada em razão das medidas de quarentena, na qual também foi discutida o orçamento do bloco para o período 2021-2027, que deverá incluir o fundo de recuperação.

Após a reunião, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, afirmou que “grandes progressos” foram feitos. Já o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que as diferenças ainda não foram resolvidas, como se o dinheiro do pacote de ajuda deve ser transferido como empréstimo ou na forma de subvenção.

A Europa se prepara para os graves efeitos econômicos gerados pela pandemia de covid-19, que resultou no fechamento dos negócios e das fronteiras e envolveu alguns Estados-membros em disputas por equipamentos médicos.

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, afirmou aos líderes do bloco que os cortes na produção econômica do bloco devem ser de entre 5% e 15%. Está prevista uma contração de 5,4% no crescimento na zona do euro em 2020, o que, se confirmado, fará com que este se torne o pior ano desde a introdução da moeda comum, em 1999.

Esse prognóstico é até otimista diante do feito pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que previu um encolhimento de 7,5% no crescimento econômico da UE.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …