Europeus que quiserem continuar no Reino Unido pós-Brexit terão que pagar taxa

Se quiserem continuar a viver no Reino Unidos, os cidadãos europeus terão que pedir uma autorização de residência permanente. O governo britânico prometeu um sistema fácil para quem quiser permanecer no país.

Os cidadãos europeus que quiserem continuar a viver no Reino Unido depois do Brexit vão ter de passar por um processo “curto, simples e amigo do utilizador”, anunciou o governo britânico.

Dessa forma, cada cidadão europeu que queira permanecer no Reino Unido terá que pagar 65 libras (R$ 325), ou metade caso seja criança. Segundo o Diário de Notícias, espera-se que de 3,2 a 3,8 milhões de europeus submetam o pedido, que será feito online ou através de um aplicativo.

Os cidadãos que vivam há mais de cinco anos em território britânico, vão manter os mesmos direitos. O mesmo se aplica aos familiares próximos.

De acordo com a RTP, aqueles que não cumprem o requisito dos cinco anos, receberão um visto de pré-residência e, a partir daí, podem morar mais cinco anos no país, altura em que deverão requerer a residência permanente.

“Com esse esquema, estamos cumprindo o nosso compromisso de garantir os direitos dos cidadãos da União Europeia que já estão no país, e que contribuem de muitas maneiras, trabalhando, estudando ou por outros motivos”, disse o ministro do Interior, Sajid Javid.

Sadiq Khan, prefeito de Londres, criticou o fato de os requerentes terem que pagar a quantia de 65 libras. “É decepcionante que o governo não tenha usado esta oportunidade para dar uma demonstração de boa vontade aos cidadãos da União Europeia ao fazer deste um processo livre de encargos aos residentes no nosso país”, disse.

Ainda assim, o procedimento será “o mais simples possível” e espera-se que esteja totalmente operacional até o final de março de 2019. O sistema, que estará disponível online ou através de um aplicativo, irá pedir aos cidadãos que provem sua residência no Reino Unido, sua identidade e que não tenham registro criminal grave.

Apesar de as negociações para o acordo do Brexit ainda não estarem concluídas, o governo britânico afirmou que está tendo em conta o acordo preliminar, alcançado em dezembro do ano passado, no qual Londres e Bruxelas delinearam um acordo para garantir que, depois do Brexit, os cidadãos europeus que residem no Reino Unido fossem preservados.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Destroços de navio de centenas de anos são encontrados na Polônia

Arqueólogos encontraram um navio naufragado de várias centenas de anos, bem como uma ponte destruída da 2ª Guerra Mundial em um rio polonês. Arqueólogos encontraram um navio naufragado de várias centenas de anos, bem como uma …

Por que cientistas estão determinados a provar que Einstein estava errado

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Bolsonaro faz apologia à ignorância, afirmam historiadoras no jornal Le Monde

  O jornal Le Monde que chegou às bancas na tarde desta segunda-feira (27) traz um texto de meia página criticando a política cultural em vigor atualmente Brasil. Assinado por duas historiadoras francesas e uma brasileira, …

OMS considera elevado risco global de coronavírus

A Organização Mundial da Saúde admitiu nesta segunda-feira (27/01) um erro na avaliação de risco global do novo coronavírus, que surgiu na China, e disse que o nível correto é elevado. Anteriormente, ele havia sido …

Quem é Vanessa Nakate, ativista negra cortada de foto com Greta em Davos

O tema era o meio-ambiente, mas o debate sofre o futuro da humanidade ganhou outros vultos quando a jovem ativista climática de Uganda, Vanessa Nakate, descobriu que havia sido cortada pela agência de notícias Associated …

Sobreviventes retornam a Auschwitz nos 75 anos da libertação

Autoridades de 50 países participam da solenidade no antigo campo de concentração na Polônia, em meio a temores pelo aumento do antissemitismo. "Precisamos tomar cuidado para que não volte a acontecer", diz sobrevivente. Mais de 200 …

Por que cientistas querem tanto provar que Einstein e Galileu estavam errados

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda. O lendário …

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …