Explosão de Yellowstone poderia levar à Idade do Gelo e extinção na Terra, avisam geólogos

Uma erupção do vulcão de Yellowstone causaria uma reação em cadeia de extinções na Terra, dando início a uma Idade do Gelo, avisam geólogos.

O supervulcão de Yellowstone, situado no noroeste do estado de Wyoming nos EUA, é um dos vulcões mais temidos do mundo e os cientistas afirmam que temos razões para nos preocuparmos.

Embora não haja sinais urgentes que a caldeira esteja prestes a explodir, investigadores pensam que um dia ele irá explodir e as consequências serão catastróficas.

Não será uma explosão que acabe instantaneamente com a vida na Terra, porém irá vitimar aproximadamente 87.000 pessoas de imediato e tornar dois terços do território dos EUA inabitável.

Geólogos pensam que a cinza do vulcão cobriria o nosso planeta em cerca de 48 horas. Como consequência disso, a temperatura do planeta iria baixar em 2 graus Célsius por 20 anos. O resfriamento da Terra teria efeitos catastróficos para o ecossistema frágil do nosso planeta, o que daria início a uma reação em cadeia de extinções.

Naomi Woods, graduada em geologia pela Universidade da Virginia, diz que “devido a correntes de ventos predominantes, tudo que fica a leste do supervulcão seria a região mais prejudicada. Tudo o que estiver nas proximidades ficaria destruído completamente”, revela o Express.

A luz solar não conseguiria passar pela camada espessa de partículas de cinza e a nossa atmosfera só se livraria destas partículas em vários anos. De acordo com a geóloga, em 5-10 anos se tivermos sorte ou em 15-20 anos se não tivermos.

O grande volume da cinza lançada pelo vulcão iria tapar a luz solar, criando uma situação de crepúsculo que duraria anos.

Seria o fim do aquecimento global e o início de uma idade do gelo. O resultado final resultaria no desaparecimento de plantas no planeta inteiro. Animais herbívoros que se alimentam de plantas iriam morreriam de fome.

A reação em cadeia, ou efeito dominó, causaria extinções em massa. Tudo dependeria das espécies que seriam capazes de se adaptar à escassez de recursos o mais rápido possível e de esperar até que a nuvem de cinza desapareça. Os que conseguissem – sobreviveriam aos que iriam desaparecer.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Parlamento da China aprova lei que pode significar fim da autonomia de Hong Kong

O Parlamento chinês adotou nesta quinta-feira, praticamente por unanimidade, a polêmica lei sobre segurança nacional em Hong Kong. Segundo críticos, a medida acabará com a autonomia da ex-colônia britânica, cenário de grandes manifestações pró-democracia …

França proíbe uso de hidroxicloroquina para tratar covid-19

Decisão foi tomada após parecer desfavorável do Conselho Superior de Saúde Pública. País é o primeiro a adotar proibição desde que OMS suspendeu testes com o medicamento no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A …

Netflix vai permitir reprodução de filmes e séries parcialmente baixados

Já faz um bom tempo que a Netflix liberou a função de baixar filmes e séries para ver offline e, agora, parece que a empresa trabalha em uma maneira de liberar a reprodução antes mesmo …

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …