Explosão de Yellowstone poderia levar à Idade do Gelo e extinção na Terra, avisam geólogos

Uma erupção do vulcão de Yellowstone causaria uma reação em cadeia de extinções na Terra, dando início a uma Idade do Gelo, avisam geólogos.

O supervulcão de Yellowstone, situado no noroeste do estado de Wyoming nos EUA, é um dos vulcões mais temidos do mundo e os cientistas afirmam que temos razões para nos preocuparmos.

Embora não haja sinais urgentes que a caldeira esteja prestes a explodir, investigadores pensam que um dia ele irá explodir e as consequências serão catastróficas.

Não será uma explosão que acabe instantaneamente com a vida na Terra, porém irá vitimar aproximadamente 87.000 pessoas de imediato e tornar dois terços do território dos EUA inabitável.

Geólogos pensam que a cinza do vulcão cobriria o nosso planeta em cerca de 48 horas. Como consequência disso, a temperatura do planeta iria baixar em 2 graus Célsius por 20 anos. O resfriamento da Terra teria efeitos catastróficos para o ecossistema frágil do nosso planeta, o que daria início a uma reação em cadeia de extinções.

Naomi Woods, graduada em geologia pela Universidade da Virginia, diz que “devido a correntes de ventos predominantes, tudo que fica a leste do supervulcão seria a região mais prejudicada. Tudo o que estiver nas proximidades ficaria destruído completamente”, revela o Express.

A luz solar não conseguiria passar pela camada espessa de partículas de cinza e a nossa atmosfera só se livraria destas partículas em vários anos. De acordo com a geóloga, em 5-10 anos se tivermos sorte ou em 15-20 anos se não tivermos.

O grande volume da cinza lançada pelo vulcão iria tapar a luz solar, criando uma situação de crepúsculo que duraria anos.

Seria o fim do aquecimento global e o início de uma idade do gelo. O resultado final resultaria no desaparecimento de plantas no planeta inteiro. Animais herbívoros que se alimentam de plantas iriam morreriam de fome.

A reação em cadeia, ou efeito dominó, causaria extinções em massa. Tudo dependeria das espécies que seriam capazes de se adaptar à escassez de recursos o mais rápido possível e de esperar até que a nuvem de cinza desapareça. Os que conseguissem – sobreviveriam aos que iriam desaparecer.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Diego Maradona morre aos 60 anos

O ex-jogador argentino Diego Maradona, maior astro da história do futebol do país sul-americano, morreu nesta quarta-feira (25/11) aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, ao norte de Buenos …

Incêndios na Amazônia deixam rastro de destruição por décadas

Entre galhos e folhas esturricados sobre o solo que abrigava uma área de floresta intacta, o cheiro de queimada ainda é forte. Próximo a uma das aldeias da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, vazios surgiram …

EUA: conheça a região com a maior taxa de mortalidade por Covid-19 no mundo

Mais de 12 milhões de pessoas estão contaminadas pela Covid-19 nos Estados Unidos. Mas o vírus não ataca o país de maneira equitativa. Os estados do centro assistem a uma progressão acelerada da epidemia …

Osmar Terra, negacionista da pandemia, está internado com covid-19 em UTI

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), um dos maiores negacionistas da pandemia e fomentador de fake news sobre o novo coronavírus, está internado com covid-19 em um hospital em Porto Alegre. Segundo comunicado do Hospital São …

Detalhe microscópico revela segredos de retratos egípcios de 1.800 anos

Análise das partículas da tinta revelou novas informações sobre os retratos enterrados ao lado das múmias egípcias há mais de 1.800 anos. A pintura Retrato do Homem Barbudo foi feita entre 170 e 180 d.C. e …

Ação da polícia contra migrantes em Paris gera críticas

Forças de segurança desmontam de forma violenta acampamento improvisado no centro da capital francesa. Ministro do Interior diz que imagens são chocantes. Ação ocorre na véspera de votação de lei que favorece polícia. A ação da …

Pandemia gera escassez de matéria-prima e faz preços subirem no Brasil

Por três vezes ao longo do mês de outubro, Diogo Murrieta, dono da pizzaria La-Nápoles, em Belém do Pará, tentou comprar as embalagens de papelão nas quais suas pizzas são entregues aos clientes e não …

Quando as crianças dominaram o mundo: uma sociedade paralela que parece saída da ficção

Na virada do século XIX para o século XX, os jovens, aqueles que já não mais eram crianças mas ainda não haviam entrado para o mercado de trabalho e se tornado adultos, sequer eram vistos …

Sem reconhecer derrota, Trump autoriza início de transição para administração Biden

Mais de duas semanas após o anúncio da vitória de Joe Biden na eleição presidencial americana, Donald Trump autorizou nessa segunda-feira o início do processo de transição para a administração do democrata, mas não …

Os estados quânticos mais extremos são descobertos por cientistas

Pela primeira vez, físicos descobriram uma maneira de definir matematicamente o grau de quanticidade que qualquer coisa — seja partícula, átomo, molécula ou mesmo um planeta — exibe A partícula de luz é uma bola zunindo …