Explosão de Yellowstone poderia levar à Idade do Gelo e extinção na Terra, avisam geólogos

Uma erupção do vulcão de Yellowstone causaria uma reação em cadeia de extinções na Terra, dando início a uma Idade do Gelo, avisam geólogos.

O supervulcão de Yellowstone, situado no noroeste do estado de Wyoming nos EUA, é um dos vulcões mais temidos do mundo e os cientistas afirmam que temos razões para nos preocuparmos.

Embora não haja sinais urgentes que a caldeira esteja prestes a explodir, investigadores pensam que um dia ele irá explodir e as consequências serão catastróficas.

Não será uma explosão que acabe instantaneamente com a vida na Terra, porém irá vitimar aproximadamente 87.000 pessoas de imediato e tornar dois terços do território dos EUA inabitável.

Geólogos pensam que a cinza do vulcão cobriria o nosso planeta em cerca de 48 horas. Como consequência disso, a temperatura do planeta iria baixar em 2 graus Célsius por 20 anos. O resfriamento da Terra teria efeitos catastróficos para o ecossistema frágil do nosso planeta, o que daria início a uma reação em cadeia de extinções.

Naomi Woods, graduada em geologia pela Universidade da Virginia, diz que “devido a correntes de ventos predominantes, tudo que fica a leste do supervulcão seria a região mais prejudicada. Tudo o que estiver nas proximidades ficaria destruído completamente”, revela o Express.

A luz solar não conseguiria passar pela camada espessa de partículas de cinza e a nossa atmosfera só se livraria destas partículas em vários anos. De acordo com a geóloga, em 5-10 anos se tivermos sorte ou em 15-20 anos se não tivermos.

O grande volume da cinza lançada pelo vulcão iria tapar a luz solar, criando uma situação de crepúsculo que duraria anos.

Seria o fim do aquecimento global e o início de uma idade do gelo. O resultado final resultaria no desaparecimento de plantas no planeta inteiro. Animais herbívoros que se alimentam de plantas iriam morreriam de fome.

A reação em cadeia, ou efeito dominó, causaria extinções em massa. Tudo dependeria das espécies que seriam capazes de se adaptar à escassez de recursos o mais rápido possível e de esperar até que a nuvem de cinza desapareça. Os que conseguissem – sobreviveriam aos que iriam desaparecer.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …

Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) …

Projeto de estrada cortando parque das cataratas de Iguaçu ameaça outras áreas de proteção pelo Brasil

Uma das paisagens naturais mais impressionantes do Brasil e reconhecida pela Unesco, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as cataratas, no Paraná, pode ser cortado ao meio por uma rodovia asfaltada – em …