Nico Rosberg vence seu primeiro título na F-1

Foto Studio Colombo / Pirelli

O piloto alemão Nico Rosberg é o novo campeão do mundo de Fórmula 1

Nico Rosberg conquistou pela primeira vez o título do Mundial de Fórmula 1 ao encerrar o GP de Abu Dabi, neste domingo, em segundo lugar.

Com o feito, o alemão repetiu o feito do pai, o finlandês Keke Rosberg, campeão do mundo em 1982, então pela equipe Williams.

O inglês Lewis Hamilton, seu companheiro de Mercedes, venceu a prova nos Emirados Árabes, mas o resultado foi insuficiente para a conquista do seu quarto título na categoria máxima do automobilismo.

O título também encerrou a supremacia do tricampeão Hamilton, que faturou os campeonatos de 2014 e 2015, depois de ter conquistado o seu primeiro Mundial em 2008, quando brigou até a última curva de Interlagos no GP do Brasil na disputa emocionante que travou com Felipe Massa pelo título.

Para completar, Rosberg voltou a garantir a Alemanha um campeão do mundo, depois de Hamilton e a Mercedes terem interrompido o domínio de Sebastian Vettel, tetracampeão com títulos consecutivos pela Red Bull em 2010, 2011, 2012 e 2013.

Vettel, por sinal, conseguiu fazer uma grande corrida neste domingo pela Ferrari e terminou em terceiro lugar ao ultrapassar o holandês Max Vestappen a três voltas para o final da corrida e se garantir no pódio.

O jovem piloto da Red Bull acabou pagando o preço por optar em uma estratégia de apenas uma parada nos boxes para troca de pneus, fechando a prova em quarto lugar e ficando fora do pódio.

Felipe Massa, por sua vez, se despediu da Fórmula 1 neste domingo com um nono lugar, pontuando em sua última corrida na categoria. O piloto da Williams, que estreou na F-1 em 2002, deu adeus após 305 provas na elite do automobilismo.

À frente de Massa, o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) foi o quinto colocado em Abu Dabi, seguido pela ordem pelo finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), pelo alemão Nico Hülkenberg (Force India), pelo mexicano Sergio Pérez (Force India), enquanto o espanhol Fernando Alonso (McLaren) fechou o grupo dos dez primeiros atrás de Massa.

Rosberg foi para a 55ª volta, a última da corrida, ainda com a vantagem de poder terminar em terceiro lugar para ser campeão. Mas ele conseguiu sustentar a segunda posição até o final, enquanto Hamilton cruzou em primeiro para fechar o Mundial com uma vitória “amarga”.

Pelo rádio do seu carro, Nico Rosberg comemorou muito a conquista com gritos de “campeão do mundo” e depois deu “zerinhos” com sua Mercedes na reta dos boxes para comemorar o título.

Eufórico com a inédita conquista, chegou a dar um beijo na sua Mercedes antes de comemorar com os integrantes da sua equipe.

Já Hamilton foi consolado pela sua mãe, após ficar com o vice-campeonato mesmo após ganhar as últimas quatro corridas do ano. No fim, pesou a maior regularidade de Rosberg.

O campeão fechou o Mundial com 385 pontos, enquanto Hamilton ficou com 380. A terceira posição do campeonato foi obtida por Ricciardo, com 256, seguido de longe por Vettel, quarto colocado com 212.

A revelação Verstappen terminou em quinto no mundial, com 204, enquanto o experiente Raikkonen foi o sexto, com 186.

Massa fechou o Mundial apenas na 11ª posição na classificação geral, com 53 pontos, enquanto o finlandês da William terminou em oitavo, com 85.

Foto Studio Colombo/ Pirelli

Nico Rosberg, Mercedes, no GP Bahrein 2016

Nico Rosberg, Mercedes, no GP Bahrein 2016

Confira a classificação final do GP de Abu Dabi:

  • 1.º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h47min213
  • 2.º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s439
  • 3.º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 0s843
  • 4.º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 1s685
  • 5.º – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 5s315
  • 6.º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 18s816
  • 7.º – Nico Hülkenberg (ALE/Force India), a 50s114
  • 8.º – Sergio Pérez (MEX/Force India), a 58s776
  • 9.º – Felipe Massa (BRA/Williams), a 59s436
  • 10.º – Fernando Alonso (ESP/McLaren), a 59s896
  • 11.º – Romain Grosjean (FRA/Haas), a 76s777
  • 12.º – Esteban Gutierrez (MEX/Haas), a 95s11s
  • 13.º – Esteban Ocon (FRA/Manor), a uma volta
  • 14.º – Pascal Wehrlein (ALE/Manor), a uma volta
  • 15.º – Marcus Ericsson (SUE/Sauber), a uma volta
  • 16.º – Felipe Nasr (BRA/Sauber), a uma volta
  • 17.º – Jolyon Palmer (ING/Renault), a uma volta

Não completaram:

  • Valtteri Bottas (FIN/Williams)
  • Jenson Button (ING/McLaren)
  • Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
  • Kevin Magnussen (DIN/Renault)
  • Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso)
COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …