Ex-presidente do Barcelona teria comprado fígado no mercado negro para salvar Abidal

Eric.Abidal.Officiel / Facebook

Eric Abidal, ex-jogador do Barcelona e da seleção francesa

O ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, está envolvido em mais um processo judicial, desta vez feita por suspeitas de que teria comprado um fígado para o ex-jogador Eric Abidal no mercado negro. O ex-internacional francês fez um transplante de fígado devido a um câncer.

Uma investigação do jornal espanhol El Confidencial revela que o fígado que salvou a vida a Eric Abidal, antigo internacional francês e atual secretário técnico do Barcelona, veio do mercado negro.

O ex-jogador foi diagnosticado com um câncer em 2011. No ano seguinte, teve que fazer um transplante de fígado para superar a doença.

Na época, foi noticiado que o doador para concretizar o transplante foi um primo de Abidal, identificado apenas como Gerard. Mas o El Confidencial revela, agora, que esse primo pode ter sido inventado para esconder a suposta compra ilegal do fígado.

A teoria tem por base as escutas telefônicas realizadas a Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona, em prisão preventiva há mais de um ano por suspeitas de lavagem de dinheiro, relacionadas com comissões ilegais supostamente recebidas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da marca esportiva Nike.

Rosell enfrenta agora outro processo judicial e pode ser acusado de tráfico de órgãos, informa o El Confidencial, que realça: a juíza do caso entende que os indícios são “suficientemente explícitos e contundentes” para merecerem uma investigação independente.

A Guarda Civil e a Polícia Nacional espanholas teriam interceptado pelo menos quatro chamadas telefônicas, em que Rosell deixaria implícita a compra do fígado para Abidal.

O El Confidencial divulga transcrições dessas escutas telefônicas datadas de abril de 2017, no seguimento de declarações de Abidal, em que ele culpava Rosell por ter sido dispensado do time do Barcelona em 2013.

Em uma das chamadas, a pessoa com quem Rosell conversa diz ao ex-presidente que Abidal é um “filho da puta”, falando depois sobre a suposta compra do “fígado ilegal”.

“Salvamos a vida dele”, diz Rosell em outra conversa, segundo transcreve o El Confidencial.

A publicação revela, ainda, outra chamada em que Sandro Rosell reconhece expressamente a “compra de um fígado ilegal”, insinuando que a doação do suposto primo foi “uma invenção para evitar um escândalo“.

Na quarta conversa interceptada, uma “pessoa de confiança” de Rosell conta a ele que disse a Abidal que, se estava vivo, “é porque alguém comprou um fígado” para ele.

Em nota enviada ao El Confidencial, os advogados de Rosell frisam que “não têm conhecimento desses fatos” e consideram “estranho pensar que se pode comprar um fígado ilegal e transplantá-lo em um hospital público”, onde foi feita a cirurgia de Abidal.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …