Ex-presidente do Barcelona teria comprado fígado no mercado negro para salvar Abidal

Eric.Abidal.Officiel / Facebook

Eric Abidal, ex-jogador do Barcelona e da seleção francesa

O ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, está envolvido em mais um processo judicial, desta vez feita por suspeitas de que teria comprado um fígado para o ex-jogador Eric Abidal no mercado negro. O ex-internacional francês fez um transplante de fígado devido a um câncer.

Uma investigação do jornal espanhol El Confidencial revela que o fígado que salvou a vida a Eric Abidal, antigo internacional francês e atual secretário técnico do Barcelona, veio do mercado negro.

O ex-jogador foi diagnosticado com um câncer em 2011. No ano seguinte, teve que fazer um transplante de fígado para superar a doença.

Na época, foi noticiado que o doador para concretizar o transplante foi um primo de Abidal, identificado apenas como Gerard. Mas o El Confidencial revela, agora, que esse primo pode ter sido inventado para esconder a suposta compra ilegal do fígado.

A teoria tem por base as escutas telefônicas realizadas a Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona, em prisão preventiva há mais de um ano por suspeitas de lavagem de dinheiro, relacionadas com comissões ilegais supostamente recebidas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da marca esportiva Nike.

Rosell enfrenta agora outro processo judicial e pode ser acusado de tráfico de órgãos, informa o El Confidencial, que realça: a juíza do caso entende que os indícios são “suficientemente explícitos e contundentes” para merecerem uma investigação independente.

A Guarda Civil e a Polícia Nacional espanholas teriam interceptado pelo menos quatro chamadas telefônicas, em que Rosell deixaria implícita a compra do fígado para Abidal.

O El Confidencial divulga transcrições dessas escutas telefônicas datadas de abril de 2017, no seguimento de declarações de Abidal, em que ele culpava Rosell por ter sido dispensado do time do Barcelona em 2013.

Em uma das chamadas, a pessoa com quem Rosell conversa diz ao ex-presidente que Abidal é um “filho da puta”, falando depois sobre a suposta compra do “fígado ilegal”.

“Salvamos a vida dele”, diz Rosell em outra conversa, segundo transcreve o El Confidencial.

A publicação revela, ainda, outra chamada em que Sandro Rosell reconhece expressamente a “compra de um fígado ilegal”, insinuando que a doação do suposto primo foi “uma invenção para evitar um escândalo“.

Na quarta conversa interceptada, uma “pessoa de confiança” de Rosell conta a ele que disse a Abidal que, se estava vivo, “é porque alguém comprou um fígado” para ele.

Em nota enviada ao El Confidencial, os advogados de Rosell frisam que “não têm conhecimento desses fatos” e consideram “estranho pensar que se pode comprar um fígado ilegal e transplantá-lo em um hospital público”, onde foi feita a cirurgia de Abidal.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Viagem tripulada a Marte seria melhor com passagem por Vênus, afirmam astrônomos

De acordo com cientistas norte-americanos, cálculos das órbitas entre a Terra e Marte os levaram a concluir que tais viagens seriam mais rápidas, eficientes, e permitiriam estudar os dois planetas. Uma viagem da Terra a Marte …

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …