Recurso é negado e presidente do Barcelona irá a julgamento por caso Neymar

Roderic Alves / Wikimedia

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, será julgado por crime de corrupção entre particulares depois que a Audiência Nacional espanhola confirmou o envolvimento do dirigente em irregularidades na contratação do atacante Neymar pela equipe catalã.

O tribunal rejeitou o recurso da defesa de Bartomeu ao entender que há sim indícios de que o delito foi cometido porque os acordos em 2011 entre o Barça e Neymar para que ele fosse negociado junto ao Santos alteraram o livre mercado de contratações de jogadores.

“Foi impedido que o jogador entrasse no mercado conforme as regras da livre concorrência”, considerou a seção quarta da Sala Penal da Audiência Nacional.

Segundo o tribunal, a participação de Josep Maria Bartomeu na operação foi clara porque ele era vice-presidente do Barça e trabalhou alinhado com o então mandatário do clube, Sandro Rosell, para concretizar a transferência, o que aconteceu em 2013.

Nem Bartomeu nem Rosell, também processado, relataram os acordos à diretoria do Barcelona, nem ao Santos, nem ao grupo de investimentos DIS, que foi o responsável por abrir o processo. O fundo se sentiu lesado porque detinha 40% dos direitos federativos do atleta e não recebeu o dinheiro que tinha direito.

No caso, também estão sendo processados o próprio Neymar e o Barcelona como pessoa jurídica, além da mãe do jogador, Nadine Gonçalves, a empresa familiar N&N e o Santos. O recurso do atual presidente do clube catalão era o último a ser julgado.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Popular guru indiano é condenado à prisão perpétua por estuprar jovem

Um tribunal indiano condenou nesta quarta-feira à prisão perpétua o popular guru Asaram Bapu por ter estuprado uma menor, em meio a fortes medidas de segurança em vários estados para evitar distúrbios entre os seguidores …

Não às fake news: o Brasil não terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia.” Certamente você já ouviu em algum momento de sua vida este ditado. Ele é muito valioso quando se trata de fake news. Termo do momento, inflado especialmente …

Finlândia desiste da experiência de rendimento básico universal

O projeto-piloto consistia em pagar a 2 mil desempregados um rendimento mensal de 560 euros, sem condições. Mas a experiência vai ficar por aqui. O primeiro país da Europa a implementar a ideia de um rendimento básico universal …

Com 12 anos, menino pega um trem, dois aviões e viaja sozinho até a Indonésia

Drew* é um menino de 12 anos, natural de Sydney, que não gostou de ouvir a mãe dizer não a uma viagem a Bali, na Indonésia. Sem aceitar, ele decidiu ir sozinho. Drew conseguiu cruzar meio …

Espécie de formiga explode para defender a colônia

Uma equipe internacional de cientistas identificou uma nova espécie de formiga kamikaze que explode, lançando um líquido para defender a sua colônia dos inimigos. Nas florestas do Bornéu, da Tailândia e da Malásia existem formigas que explodem …

Trump chama Kim de "honroso" e diz que quer vê-lo "o mais rápido possível"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta terça-feira (24) de "muito honroso" o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e disse que a Coreia do Norte comunicou aos Estados Unidos que quer que a reunião …

Dia da Liberdade: Portugal comemora a Revolução dos Cravos

Portugal comemora nesta quarta-feira (25) 44 anos da Revolução dos Cravos, como ficou conhecida a revolta que marcou o fim da ditadura do Estado Novo. Apesar de abalar as estruturas políticas e econômicas do país, …

Queijos mineiros levam 11 medalhas em prêmio na França

Existe uma disputa oculta, mas saudável entre mineiros e baianos para saber qual é a melhor cozinha do Brasil. Quando o assunto é queijo, não tem pra ninguém e Minas Gerais toma a dianteira como …

STF derruba decisão de enviar delação envolvendo Lula para Moro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (24) derrubar a decisão individual do ministro Edson Fachin que determinou o envio de acusações de delatores da Odebrecht contra o ex-presidente Luiz Inácio …

Prisão perpétua para inventor que matou e esquartejou jornalista sueca no próprio submarino

O inventor dinamarquês Peter Madsen foi condenado nesta quarta-feira (25) a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado, em agosto de 2017, perto de Copenhague. O engenheiro autodidata Peter …