Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações do chefe de Estado, conhecido por suas posições radicais em termos de segurança pública.

“As minhas ordens para os policias, para os militares, mas também para os oficiais dos vilarejos são claras: se houver transtornos ou brigas que coloquem suas vidas em perigo, atirem para matar”. Foi assim que o presidente filipino resumiu sua estratégia para controlar a situação em seu país diante da pandemia de coronavírus. “Em vez de causar problemas, vou mandá-los para o túmulo”, completou.

Mais uma vez, como acontece após cada declaração polêmica de Duterte, as autoridades do país tentaram colocar panos quentes. O chefe da Polícia, Archie Gamboa, garantiu nesta quinta-feira (2) que os agentes não vão começar a atirar naqueles que provocarem transtornos nas ruas. “O presidente provavelmente insistiu demais na aplicação da lei nesse período de crise”, ponderou.

Na noite de quarta-feira (1°), algumas horas antes das declarações de Duterte, cerca de 20 pessoas foram presas nas favelas de Manila. Os suspeitos estavam organizando uma manifestação contra o governo, criticado por não ter fornecido ajuda alimentar para os mais pobres.

Atualmente, quase metade da população do arquipélago de 110 milhões de habitantes está confinada. Milhões vivem em condições de extrema pobreza e sem trabalho, o que torna mais difícil o isolamento.

As medidas de quarentena atingem diretamente os 12 milhões de habitantes da capital. O confinamento provocou o fechamento da maior parte das empresas, a suspensão de praticamente todas as atividades sociais, religiosas e comerciais do país.

Política linha-dura

Desde sua eleição em 2016, Duterte encampa uma guerra contra a droga no país. No entanto, sua política linha-dura é marcada por declarações controversas, como a proposta de eliminar todos os usuários de entorpecentes.

“É preocupante que Duterte tenha ampliado sua política que autoriza os policiais a atirarem para matar. O uso da força incontrolada não deve nunca ser considerado uma solução para responder à uma situação de urgência como a pandemia de Covid-19”, reagiu em um comunicado o escritório da Anistia Internacional no país.

As Filipinas já registraram mais de 2.300 casos da doença e 96 mortos vítimas do novo coronavírus. No entanto, o balanço deve ser bem maior, pois só agora o arquipélago começou a intensificar os testes na população.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …