Deixar de passar filtro solar ao redor dos olhos pode aumentar risco de câncer, diz estudo

O hábito de não passar filtro solar ao redor dos olhos pode estar expondo pessoas ao risco de câncer de pele, de acordo uma nova pesquisa. Cientistas descobriram que as pessoas têm hábitos diferentes na hora de aplicar no rosto o filtro solar e os hidratantes com proteção solar.

Uma área maior de pele costuma ficar desprotegida com o hidratante – especialmente ao redor dos olhos, justamente onde a pele é mais fina e mais vulnerável ao câncer. Óculos escuros com fator de proteção ultra-violeta (UV) podem ajudar a proteger essas áreas, segundo os especialistas.

Muitos hidratantes são vendidos como tendo o fator de proteção solar (FPS) de 30 a 50, similar ao do filtro solar tradicional. Mas eles não foram projetados para proteger a pele durante longos períodos de exposição ao sol, especialmente no verão.

O time de pesquisadores da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, estudou a forma como 84 pessoas (62 mulheres e 22 homens) usam tanto os hidratantes quanto o filtro solar. Depois, fotografaram as pessoas com uma câmera especial, sensível aos raios ultra-violetas, para ver o quão bem as pessoas tinham protegido seus rostos.

O resultado é que, em média, 17% do rosto estava desprotegido quando as pessoas usaram o hidratante, ante 11% com o protetor solar tradicional.

Já a cobertura ao redor dos olhos era 21% mais fraca quando as pessoas usavam o hidratante, e apenas 14% inferior quando usavam o filtro solar. O estudo foi publicado no periódico científico PLOS One (em inglês).

Esta região é uma das mais vulneráveis ao câncer de pele, mas as pessoas simplesmente não estavam atentas ao fato de não a terem coberto corretamente, diz Austin McCormick, um dos autores do estudo. Ele é oftamologista e cirurgião oculoplástico do hospital universitário Aintree.

A pele das pálpebras é muito fina, o que a coloca em risco de sofrer danos da radiação UV”, diz ele. “A área ao redor dos cílios e entre as pálpebras e o nariz é a que mais costuma ficar desprotegida”, disse.

McCormick diz que os cânceres nas pálpebras representaram 10% de todos os casos em células basais no Reino Unido – o tipo mais comum de câncer de pele. Por este motivo, as pessoas deveriam dedicar uma atenção especial a esta região.

O hidratante com proteção solar pode estar sendo usado com mais parcimônia por ser mais caro, vendido em embalagens menores e visto pelos consumidores como um “creme precioso”, diz McCormick.

“Se você estiver pensando em ficar muito tempo sob o sol, é melhor usar filtro solar“, diz ele. “Se optar pelo hidratante, recomendamos um que tenha algum fator de proteção solar (FPS). Algum FPS é melhor que nenhum, mas não deve ser considerado igual ao filtro solar”, disse.

Holly Barber, da Associação Britânica de Dermatologistas, disse que as fórmulas dos hidratantes com STF costumam ser menos resistentes ao contato e à água, especialmente se aplicadas em pequena quantidade.

Comentando o estudo, Barber disse que é surpreendente que as pessoas apliquem menos hidratante que filtro solar ao redor dos olhos – principalmente porque o primeiro costuma irritar mais o tecido ocular.

“Uma boa forma de evitar queimaduras nessas áreas que ficam ‘faltando’ quando passamos filtro solar é usar chapéus ou óculos escuros, e reaplicar o filtro regularmente”, disse ela.

O filtro solar só é realmente necessário se você estiver planejando ficar mais de meia hora sob o sol forte. Se você vai apenas sair para almoçar, provavelmente não será necessário – especialmente se aplicou um hidratante com proteção solar de manhã, e se a sua caminhada é protegida do sol por árvores ou prédios.

Estes produtos foram pensados para fornecer alguma proteção se você for sair rapidamente. Mas se você planeja ficar algum tempo fora de casa, principalmente no verão, então o filtro solar é mais adequado.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …