Deixar de passar filtro solar ao redor dos olhos pode aumentar risco de câncer, diz estudo

O hábito de não passar filtro solar ao redor dos olhos pode estar expondo pessoas ao risco de câncer de pele, de acordo uma nova pesquisa. Cientistas descobriram que as pessoas têm hábitos diferentes na hora de aplicar no rosto o filtro solar e os hidratantes com proteção solar.

Uma área maior de pele costuma ficar desprotegida com o hidratante – especialmente ao redor dos olhos, justamente onde a pele é mais fina e mais vulnerável ao câncer. Óculos escuros com fator de proteção ultra-violeta (UV) podem ajudar a proteger essas áreas, segundo os especialistas.

Muitos hidratantes são vendidos como tendo o fator de proteção solar (FPS) de 30 a 50, similar ao do filtro solar tradicional. Mas eles não foram projetados para proteger a pele durante longos períodos de exposição ao sol, especialmente no verão.

O time de pesquisadores da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, estudou a forma como 84 pessoas (62 mulheres e 22 homens) usam tanto os hidratantes quanto o filtro solar. Depois, fotografaram as pessoas com uma câmera especial, sensível aos raios ultra-violetas, para ver o quão bem as pessoas tinham protegido seus rostos.

O resultado é que, em média, 17% do rosto estava desprotegido quando as pessoas usaram o hidratante, ante 11% com o protetor solar tradicional.

Já a cobertura ao redor dos olhos era 21% mais fraca quando as pessoas usavam o hidratante, e apenas 14% inferior quando usavam o filtro solar. O estudo foi publicado no periódico científico PLOS One (em inglês).

Esta região é uma das mais vulneráveis ao câncer de pele, mas as pessoas simplesmente não estavam atentas ao fato de não a terem coberto corretamente, diz Austin McCormick, um dos autores do estudo. Ele é oftamologista e cirurgião oculoplástico do hospital universitário Aintree.

A pele das pálpebras é muito fina, o que a coloca em risco de sofrer danos da radiação UV”, diz ele. “A área ao redor dos cílios e entre as pálpebras e o nariz é a que mais costuma ficar desprotegida”, disse.

McCormick diz que os cânceres nas pálpebras representaram 10% de todos os casos em células basais no Reino Unido – o tipo mais comum de câncer de pele. Por este motivo, as pessoas deveriam dedicar uma atenção especial a esta região.

O hidratante com proteção solar pode estar sendo usado com mais parcimônia por ser mais caro, vendido em embalagens menores e visto pelos consumidores como um “creme precioso”, diz McCormick.

“Se você estiver pensando em ficar muito tempo sob o sol, é melhor usar filtro solar“, diz ele. “Se optar pelo hidratante, recomendamos um que tenha algum fator de proteção solar (FPS). Algum FPS é melhor que nenhum, mas não deve ser considerado igual ao filtro solar”, disse.

Holly Barber, da Associação Britânica de Dermatologistas, disse que as fórmulas dos hidratantes com STF costumam ser menos resistentes ao contato e à água, especialmente se aplicadas em pequena quantidade.

Comentando o estudo, Barber disse que é surpreendente que as pessoas apliquem menos hidratante que filtro solar ao redor dos olhos – principalmente porque o primeiro costuma irritar mais o tecido ocular.

“Uma boa forma de evitar queimaduras nessas áreas que ficam ‘faltando’ quando passamos filtro solar é usar chapéus ou óculos escuros, e reaplicar o filtro regularmente”, disse ela.

O filtro solar só é realmente necessário se você estiver planejando ficar mais de meia hora sob o sol forte. Se você vai apenas sair para almoçar, provavelmente não será necessário – especialmente se aplicou um hidratante com proteção solar de manhã, e se a sua caminhada é protegida do sol por árvores ou prédios.

Estes produtos foram pensados para fornecer alguma proteção se você for sair rapidamente. Mas se você planeja ficar algum tempo fora de casa, principalmente no verão, então o filtro solar é mais adequado.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …

O que é nitrato de amônio, que pode provocar explosões como a de Beirute?

A recente tragédia no país árabe trouxe de novo à tona preocupações sobre o armazenamento do perigoso material, tornando necessário saber como esses incidentes ocorrem para os prevenir. A explosão de nitrato de amônio em Beirute, …

Astrônomos descobrem nuvens gigantes "escondidas" em Vênus há 35 anos

Uma equipe de astrônomos encontrou nuvens venenosas, com gotas de ácido sulfúrico em sua formação, em meio à densa atmosfera de Vênus. Curiosamente, essas nuvens já estavam presente na atmosfera venusiana há pelo menos 35 anos, …

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …