Alerta: não aplicamos protetor solar como deveríamos

O protetor solar não nos protege tanto como pensávamos. De acordo com um estudo, a falha não está relacionada com a qualidade do produto, mas com a forma como ele é aplicado.

Segundo o estudo, publicado esta semana na Acta Dermato-Venereology, as pessoas tendem a não aplicar uma camada de creme espessa o suficiente de forma a obter todos os benefícios da proteção solar.

Os cientistas apontam que quando um creme com um fator de proteção solar (FPS) 50 é aplicado de uma forma “comum” – ou seja, é aplicada uma camada relativamente fina – fornece, no máximo, 40% da proteção esperada. Ou seja, com uma má aplicação perde-se mais de metade da proteção esperada.

“Não há dúvidas que o protetor solar fornece uma importante proteção contra o impacto dos raios ultravioleta do Sol que podem causar câncer”, explicou no artigo o professor do Instituo de Dermatologia do King’s College de Londres, no Reino Unido, Antony Young.

Acrescentando, no entanto, “que a pesquisa mostra é que a forma como o protetor solar é aplicado desempenha uma papel importante ao determinar quão eficaz a proteção será”, explicou.

É senso comum que aplicar pouco protetor solar pode causar queimaduras e danos na pele. Porém, esse novo estudo é um dos primeiros a avaliar a quantidade de danos que são causados no DNA da pele quando as pessoas aplicam o protetor da forma “típica” – isto é, quando as pessoas aplicam quantidades menores do que as utilizadas pelos fabricantes desses produtos quando testam os protetores solares para determinar a sua classificação SPF.

A quantidade certa de protetor solar – a que é aplicada pelos fabricantes durante os testes – é de dois miligramas por centímetro quadrado (2 mg/cm2), aponta a pesquisa.

O estudo envolveu 16 pessoas com pele clara que foram expostas à radiação ultravioleta que simulou a luz solar. No procedimento experimental, apenas uma pequena parte da pele dos participantes foi exposta à radiação.

O protetor solar foi aplicado na pele da amostra com diferentes espessuras – desde 0,75 mg/cm2 (que representa o uso “comum”) até a dose recomendada, de 2 mg/cm2.

Alguns dos participantes foram expostos à radiação ultravioleta durante cinco dias consecutivos, de forma a imitar as condições de exposição solar mais comuns durante as férias. Os cientistas também variam a intensidade da radiação de baixa a alta.

No final da experiência, os pesquisadores fizeram biopsias à pele que foi exposta à radiação. As conclusões mostraram a existência de danos consideráveis no DNA nas zonas que não receberam proteção solar, mesmo que a radiação usada nessas mesmas áreas fosse baixa. Por questões éticas, a dose de radiação na pele desprotegida foi mínima, de forma a não provocar queimaduras solares.

De acordo com os cientistas, um só dia de exposição à radiação sem qualquer filtro solar causou mais danos do que cinco dias consecutivos com a dose recomendada de protetor solar (2 mg/cm2).

Assim, os resultados “demonstram que as mensagens de saúde pública devem apelar à correta aplicação do protetor solar para obter o máximo de benefícios e proteção”, argumentaram os pesquisadores.

De acordo com outro estudo, publicado em 2002 na revista JAMA Dermatology, para obter a camada certa, as pessoas devem usar cerca de 35 mililitros de protetor solar para o corpo inteiro.

Tendo em conta que as pessoas aplicam uma quantidade menor do que deviam, os cientistas recomendam que os consumidores usem um protetor com FPS superior ao que acham mais indicado para a sua pele.

“Em teoria, um FPS 15 deveria suficiente para proteger a pele da maioria das pessoas. No entanto, sabemos que na realidade precisamos de um fator de proteção solar mais elevado”, de 30 ou mais, disse Nina Goad, da Associação Britânica de Dermatologistas.

Goad disse ainda que as pessoas não devem confiar apenas no protetor solar, explicando que “também devemos recorrer a roupas e procurar sombra” para aumentar a proteção, concluiu.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …