Fio magnético poderá ser usado para detectar câncer

(dr) Sam Gambhir

Uma simulação desse fio magnético que pode vir a ser usado para detectar câncer

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveram um fio magnético que pode vir a ser utilizado para detectar células cancerígenas.

A ideia é que esse fio magnético seja inserido na veia de um paciente para depois poder encontrar células cancerígenas que possam estar pela corrente sanguínea. Os resultados da pesquisa foram publicados, na segunda-feira (16), na Nature Biomedical Engineering.

Por enquanto, a técnica só foi testada em porcos, mas detectou de 10 a 80 vezes mais células tumorais do que os atuais métodos de detecção de câncer através do sangue, tornando-se uma poderosa ferramenta para diagnosticar a doença mais cedo.

As células que esse fio magnético pega são as que andam pela corrente sanguínea livremente, conhecidas como células tumorais circulantes, e que podem servir como biomarcadores do câncer, sinalizando a presença da doença.

No entanto, essas células circulantes são escassas e, por isso, uma amostra de sangue normal normalmente não as detecta – afinal, estamos falando de alguns mililitros do volume total de sangue que, em humanos adultos, é de cerca de 5 litros.

É aqui que esse fio magnético pode fazer a diferença. Em primeiro lugar, os cientistas inseriram nos porcos nanopartículas especiais com propriedades magnéticas e um anticorpo que se liga às células tumorais circulantes.

Em seguida, inseriram o fio numa veia perto da orelha dos animais, que é semelhante às veias do braço de um ser humano e, quando as células do tumor flutuaram pelo fio, que tem aproximadamente o comprimento de um dedo mindinho e a espessura de um clipe, aderiram ao material. Foi então que o fio magnético foi removido das veias dos porcos, com as células tumorais “presas” nele.

“Acreditamos que seria preciso recolher 80 amostras de sangue para conseguir o que esse fio faz em 20 minutos”, explica Sam Gambhir, um dos cientistas do estudo. “Por isso, esperamos que a nova abordagem possa enriquecer nossa capacidade de detectar o câncer e nos dar uma melhor percepção de quão raras são essas células, e quão cedo aparecem uma vez que o câncer esteja presente”.

No futuro, os pesquisadores acreditam que a técnica também pode ser usada para recolher informações genéticas sobre tumores localizados em locais onde é difícil realizar uma biopsia ou para verificar se um determinado tratamento funciona ou não.

Ou até mesmo se tornar um tratamento em si mesmo. “Se conseguirmos que seja realmente bom em sugar células cancerígenas, quase que age como um filtro que as agarra e as impede de se espalhar para outras partes do corpo”, sugere Gambhir.

Por enquanto, a equipe prepara a técnica para ser testada em humanos, o que envolve entender o que acontece com as nanopartículas magnéticas que ficam no corpo. Segundo o cientista, eles estão neste momento fazendo testes em ratos e, até agora, não se revelaram tóxicas e até se desintegraram em algumas semanas.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …