Cientistas criam exame de sangue que detecta o câncer a partir do DNA

Cientistas anunciaram terem desenvolvido um teste sanguíneo capaz de detectar precocemente vários tipos de câncer, ao localizar material genético derivado de células tumorais.

O exame de sangue é capaz de detectar precocemente vários tipos de câncer, ao localizar material genético derivado de células tumorais. O estudo foi apresentado em um artigo publicado nesta quarta-feira (16) na revista Science Translational Medicine.

O teste permitiu a uma equipe de cientistas dos Estados Unidos, da Holanda e da Dinamarca identificar com precisão, evitando resultados ‘falsos positivos’, mais de metade de uma amostra de 138 pessoas com câncer colorretal, de mama, do pulmão e dos ovários em uma fase relativamente inicial da doença.

Apesar dos resultados promissores, o teste sanguíneo, que pode ser usado em pessoas saudáveis, tem que ser validado com um número maior de pessoas, ressalva a equipe.

Segundo o grupo de pesquisadores, o teste é uma novidade ao distinguir nas células sanguíneas entre alterações no DNA (material genético) provenientes de células cancerígenas e outras mutações genéticas que podem ser confundidas como biomarcadores do câncer.

As pessoas que poderiam, de acordo com a pesquisa, beneficiar mais com uma análise ao sangue deste tipo seriam os fumantes, que possuem risco acrescido de terem câncer do pulmão, e as mulheres com mutações genéticas hereditárias que estão na origem dos cânceres de mama e dos ovários.

“Este estudo mostra que identificar precocemente o câncer usando alterações do DNA no sangue é possível e que nosso método de sequência de moléculas de DNA de alta precisão é uma abordagem promissora“, defendeu Victor Velculescu, professor de oncologia e patologia no Centro para o câncer Johns Hopkins Kimmel, nos Estados Unidos, citado em comunicado pela Johns Hopkins Medicine, instituição de saúde norte-americana.

Para criarem o novo exame de sangue, Victor Velculescu e os restantes da equipe utilizaram um tipo de sequenciação genômica (sequenciação de informação genética) que possibilita a correção direcionada no DNA. O método de sequenciação permite decodificar 30 mil vezes cada código químico no DNA.

Para o estudo, os cientistas recolheram amostras de sangue e tecido tumoral de 200 doentes com câncer colorretal, de mama, do pulmão e dos ovários em todas as fases da doença. Posteriormente, procuraram no sangue por mutações em 58 genes associados a vários tipos de câncer. Ao todo, conseguiram detectar 86 de um total de 138 cânceres em estádios I e II (fases iniciais).

Além disso, os pesquisadores realizaram a sequenciação genômica de tumores de 100 dos 200 doentes e descobriram que 82 pacientes tinham mutações genéticas relacionadas com as alterações no DNA detetadas no sangue.

Em nenhuma das amostras de sangue de 44 pessoas saudáveis sujeitas ao teste foi detectada qualquer mutação genética derivada de células cancerígenas.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …