Floresta Trump: “onde a ignorância faz árvores crescer”

Mesmo entre tantas declarações e propostas polêmicas já proferidas por Donald Trump desde que começou sua campanha à presidência dos Estados Unidos, seu descaso quanto às questões ambientais consegue se destacar.

Ele já anunciou a saída dos EUA do acordo de Paris, nega que o aquecimento global seja causado pelas atividades humanas e anulou o esforço do governo Obama de diminuir o uso de carvão como fonte de energia.

Embora muitos de seus apoiadores concordem com cada um desses pontos, ambientalistas de todo o mundo estão assustados com o que o futuro nos reserva caso Trump siga na contramão do esforço mundial por diminuir a emissão de carbono.

Como fazer o presidente norte-americano mudar de ideia não parece tão simples, um grupo decidiu traçar uma meta mais fácil de se atingir: plantar 100 bilhões de árvores até 2025, o que neutralizaria o aumento da emissão de carbono que os planos de Trump parecem encaminhar.

De acordo com especialistas, o plano de Obama para fazer com que os EUA utilizassem energia mais limpa reduziria as emissões de carbono do país em 650 megatoneladas de 2017 a 2025. Após Trump decidir cancelar o programa, foi criado o projeto Trump Forest, cujo slogan é “onde a ignorância faz árvores crescer”.

Um britânico, um norte-americano e um neozelandês se juntaram para buscar a ambiciosa meta de anular a emissão das 650 megatoneladas de carbono. Para isso são necessárias 100 bilhões de novas árvores no planeta até 2025.

“Só uma pequena porcentagem do planeta votou em Trump, mas todos nós precisamos lidar com as consequências de sua ignorância em relação ao clima”, diz Adrien Taylor, um dos fundadores do projeto.

Para alcançar o objetivo, eles pedem a colaboração de pessoas de todo o mundo de duas maneiras: é possível fazer doações financeiras a parceiros, que usam o dinheiro para plantar as árvores, ou plantar por conta própria e enviar um comprovante pelo site para que os organizadores possam mapear as árvores já cultivadas.

A meta é super ambiciosa, mas os números são animadores: o projeto começou em março, e já foi responsável por plantar 260 mil árvores em vários pontos do planeta – no Brasil foram apenas dez, graças a uma doação feita por uma moradora de Nova York. Já são mais de 900 colaboradores, e o número segue crescendo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …

Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis. Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem …

As 9 acusações contra Bolsonaro no relatório da CPI - e a manobra governista para tentar blindá-lo

Após o relatório da CPI da Covid no Senado acusar o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes durante a pandemia, um senador da bancada governista tentou uma manobra para "blindar" o chefe do Executivo e …