Maior projeto de reflorestamento do mundo vai plantar 73 milhões de árvores na Amazônia

Marcelo Camargo / Agência Brasil

A floresta amazônica tem sido muito maltratada desde a década de 1970. Agora, o desmatamento na área, apesar de lento, ainda causa enormes estragos para o meio ambiente. Por isso, um novo projeto espera ajudar a restaurar essa maravilha natural para sua antiga glória.

O projeto, liderado pela Conservation International (CI), é o maior esforço de reflorestamento tropical do mundo, com a esperança de plantar 73 milhões de árvores na Amazônia brasileira até 2023. Através do plantio de espécies nativas selecionadas, a nova área de floresta deve cobrir cerca de 30 mil hectares de terras.

Este enorme impulso visa ajudar o Brasil, e o mundo em geral, a alcançar o compromisso do Acordo de Paris de 2015 de reflorestar 12 milhões de hectares até 2030.

Este é um projeto muito audacioso. O destino da Amazônia depende disso – assim como os 25 milhões de habitantes da região, suas inúmeras espécies e o clima do nosso planeta”, disse M. Sanjayan, CEO da CI, em comunicado.

É sabido que a Amazônia está sendo desmatada em uma taxa alarmante devido à exploração de recursos naturais, minerais e projetos de infraestrutura, embora este tenha diminuído significativamente nos últimos anos.

No entanto, aproximadamente 20% da floresta amazônica foi cortada desde a década de 1970. Antes disso, a floresta já chegou a cobrir mais de 4 milhões de quilômetros quadrados.

As árvores são uma parte fundamental do ciclo global do carbono porque eles “comem” dióxido de carbono e bombeiam o oxigênio através da fotossíntese. As florestas saudáveis ​​também são realmente importantes para a cultura da população local e da biodiversidade. Afinal, a amazônia abriga pelo menos 10% da biodiversidade conhecida mundialmente.

Este esforço da Conservação Internacional faz parte de um projeto ainda maior do Banco Mundial, que visa revitalizar paisagens sustentáveis ​​da Amazônia e deve gastar mais de 60 milhões de dólares (cerca de R$ 190 milhões) na restauração das florestas tropicais do Brasil, bem como promover a conectividade das áreas protegidas dentro da região.

Um novo capítulo está sendo escrito para a Amazônia brasileira com esta iniciativa. Proteger a Amazônia não é algo que devemos pensar no futuro – temos que fazê-lo agora”, disse Rodrigo Medeiros, vice-presidente da CI no Brasil, citado pelo IFLScience.

Trump Forest, outro projeto com base nos EUA, também mira em reflorestar a Terra, a fim de compensar os danos causados ​​pela política climática do presidente Donald Trump.

Eventualmente, eles esperam usar crowdsourcing para plantar aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados de floresta em todo o mundo. Na última contagem, cerca de 850 mil árvores já tinham sido prometidas.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …