Maior projeto de reflorestamento do mundo vai plantar 73 milhões de árvores na Amazônia

Marcelo Camargo / Agência Brasil

A floresta amazônica tem sido muito maltratada desde a década de 1970. Agora, o desmatamento na área, apesar de lento, ainda causa enormes estragos para o meio ambiente. Por isso, um novo projeto espera ajudar a restaurar essa maravilha natural para sua antiga glória.

O projeto, liderado pela Conservation International (CI), é o maior esforço de reflorestamento tropical do mundo, com a esperança de plantar 73 milhões de árvores na Amazônia brasileira até 2023. Através do plantio de espécies nativas selecionadas, a nova área de floresta deve cobrir cerca de 30 mil hectares de terras.

Este enorme impulso visa ajudar o Brasil, e o mundo em geral, a alcançar o compromisso do Acordo de Paris de 2015 de reflorestar 12 milhões de hectares até 2030.

Este é um projeto muito audacioso. O destino da Amazônia depende disso – assim como os 25 milhões de habitantes da região, suas inúmeras espécies e o clima do nosso planeta”, disse M. Sanjayan, CEO da CI, em comunicado.

É sabido que a Amazônia está sendo desmatada em uma taxa alarmante devido à exploração de recursos naturais, minerais e projetos de infraestrutura, embora este tenha diminuído significativamente nos últimos anos.

No entanto, aproximadamente 20% da floresta amazônica foi cortada desde a década de 1970. Antes disso, a floresta já chegou a cobrir mais de 4 milhões de quilômetros quadrados.

As árvores são uma parte fundamental do ciclo global do carbono porque eles “comem” dióxido de carbono e bombeiam o oxigênio através da fotossíntese. As florestas saudáveis ​​também são realmente importantes para a cultura da população local e da biodiversidade. Afinal, a amazônia abriga pelo menos 10% da biodiversidade conhecida mundialmente.

Este esforço da Conservação Internacional faz parte de um projeto ainda maior do Banco Mundial, que visa revitalizar paisagens sustentáveis ​​da Amazônia e deve gastar mais de 60 milhões de dólares (cerca de R$ 190 milhões) na restauração das florestas tropicais do Brasil, bem como promover a conectividade das áreas protegidas dentro da região.

Um novo capítulo está sendo escrito para a Amazônia brasileira com esta iniciativa. Proteger a Amazônia não é algo que devemos pensar no futuro – temos que fazê-lo agora”, disse Rodrigo Medeiros, vice-presidente da CI no Brasil, citado pelo IFLScience.

Trump Forest, outro projeto com base nos EUA, também mira em reflorestar a Terra, a fim de compensar os danos causados ​​pela política climática do presidente Donald Trump.

Eventualmente, eles esperam usar crowdsourcing para plantar aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados de floresta em todo o mundo. Na última contagem, cerca de 850 mil árvores já tinham sido prometidas.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Variante indiana da Covid-19 se propaga mais rápido e é menos detectada por testes PCR

A Índia enfrenta a pior onda de contaminações da Covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 165 mil casos registrados nas últimas 24 horas: duas vezes mais do que no último pico, em …

Tipo sanguíneo não afeta risco de contrair COVID-19, diz novo estudo

Um estudo buscou entender se determinados tipos sanguíneos trazem mais riscos de contrair a COVID-19, e concluiu que não é o caso. Com a pandemia, muito se questiona em relação ao comportamento da COVID-19 em nosso …

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …

Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …