Focinho canino é recriado em impressora 3D para farejar bombas

O sistema olfativo dos cachorros é milhares de vezes melhor do que o dos seres humanos. Estes animais podem farejar drogas, bombas e até mesmo câncer, de acordo com alguns estudos. Pensando em todo esse potencial, pesquisadores resolveram recriar o nariz de um cachorro com a ajuda de impressão 3D.

Os pesquisadores do NIST, Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, imprimiram um modelo que incluiu o vestíbulo nasal, o nariz externo, maxilar inferior e um focinho com cerca de 10 centímetros.

Para desenvolver o nariz artificial, os pesquisadores usaram uma fêmea da raça Labrador Retriever como modelo para a impressão 3D.

O sensor criado em laboratório é capaz de sentir odores até 10 centímetros de distância, enquanto a entrada de ar em torno do focinho permite que a tecnologia localize cheiros vindos de diferentes direções, o que o torna mais eficaz que a versão biológica presente nos cães.

Isso significa que durante a fase inspiratória cada narina aspira o ar vindo de todas as direções.

rosengrant / Flickr

-

Os cães utilizam a dinâmica de fluidos para aumentar o alcance aerodinâmico de seu olfato

“Podemos ver o cão como um sistema de amostragem aerodinâmica ativa, que literalmente alcança e captura odores”, disse o líder do projeto, o engenheiro mecânico e especialista em dinâmica de fluidos Matthew Stayamates, do NIST.

“Os cães utilizam a dinâmica de fluidos para aumentar o alcance aerodinâmico de seu olfato, a fim de obter amostras de vapores em distâncias cada vez maiores”, acrescentou Staymates.

“Com a aplicação desse princípio inspirado em um ser vivo, poderemos melhorar consideravelmente os mostradores de vapores para detectar explosivos, narcóticos, patógenos – e até mesmo câncer“, afirmou o cientista.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Scientific Reports.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Reino Unido aprova vacina da Pfizer para uso já na semana que vem

O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (02/11) a aprovação da vacina para covid-19 produzida em parceria pela Pfizer e pela Biontech e adiantou que ela estará disponível já na próxima semana. O governo comunicou …

Com 14 prêmios no Oscar do turismo, Portugal tenta se reinventar na pandemia de COVID-19

Portugal conquistou 14 prêmios no World Travel Awards 2020, considerado o Oscar do turismo mundial, na noite de sexta-feira (27). Lisboa, Madeira e Algarve foram os destaques como melhores destinos do mundo na premiação, feita …

Um traumatizado veterano SEAL da Marinha dos EUA disse que uma viagem "mágica" de cogumelo pôs fim à sua depressão

Antes de sua primeira viagem guiada de cogumelos “mágicos”, Chad Kuske era prisioneiro de sua própria raiva no trânsito. Se um carro parasse na frente dele, ele ficava consumido pela raiva, ultrapassando todos os veículos em …

Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha

Não, as fotos de uvas gigantes (do tamanho de ovos de galinha) não são falsas. Se você passa um tempo considerável na internet, deve ter visto imagens dessas frutas atípicas por aqui. Para a surpresa …

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …