Seu cachorro se lembra de mais coisas do que você pensa

Ninguém duvida de que cães podem ser treinados para lembrar de comandos e nomes de objetos. Eles também obviamente se lembram de pessoas e lugares.

Agora, um novo estudo liderado pela pesquisadora Claudia Fugazza e seus colegas da Universidade Eotvos Lorand, em Budapeste, Hungria, descobriram que os cães possuem um tipo de memória mais complexa.

Nas pessoas, ela é chamada de memória episódica, e envolve um sentido de si mesmo. Nos animais, não é algo muito fácil de se testar, uma vez que as tentativas de entender o pensamento e a memória não verbais são complicadas.

Para isso, os cientistas desenvolveram uma técnica conhecida como “treinamento Faça-Como-Eu”, bastante surpreendente.

A técnica foi explicada em um artigo publicado esta quarta-feira na revista Current Biology.

Neste treinamento, os cães aprendem a imitar qualquer ação do treinador. Primeiro, o treinador faz algo como tocar um guarda-chuva aberto com a mão. Em seguida, diz ao cão: “Faça”. O cachorro deve bater no guarda-chuva com a pata, supondo que o treinamento esteja indo bem.

Depois que os cães aprendem o comando, os pesquisadores mudam para um tipo diferente de treinamento, ensinando os cães a se deitar em um tapete como uma resposta a uma nova ação do treinador, em vez de esperar por um “Faça”.

Finalmente, eles adicionam mais um passo ao estudo: depois que um treinador faz algo que o cão nunca viu antes, como tocar um guarda-chuva perto do tapete com a mão, leva o cão para trás de uma tela por um minuto. Então, volta para o tapete e, presumivelmente para a surpresa do cachorro, diz: “Faça”.

Os cães no experimento imitaram o que o instrutor tinha feito antes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …

Rússia é banida de eventos esportivos mundiais por quatro anos

Decisão deixará o país de fora dos Jogos Olímpicos de 2020 e da Copa do Mundo de Futebol de 2022. Agência Mundial Antidoping (Wada) conclui que Moscou manipulou dados laboratoriais de seus atletas. A Rússia está …