Israelenses desenvolvem bactéria fluorescente para detectar mina antipessoal

Cientistas de Israel desenvolveram uma técnica para encontrar minas antipessoais e outros tipos de munições enterradas com uma bactéria fluorescente, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (11) pela revista Nature.

A investigação, liderada pela Universidade Hebraica, em Jerusalém, conseguiu desenvolver “biossensores” capazes de detectar por controle remoto artefatos que, anualmente, matam ou ferem de 15 mil a 20 mil pessoas em todo o mundo, de acordo com os especialistas.

De acordo com os pesquisadores, detectar e desativar materiais como esses também representava um grande risco para os profissionais da área, já que ainda recorrem a procedimentos desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A nova técnica combina o uso de laser e de uma bactéria fluorescente para elaborar um mapa com a localização exata das minas e das munições, das quais estima-se que ainda existam mais de 100 milhões em 70 países.

O sistema aproveita as pequenas quantidades de vapores explosivos que se desprendem dos artefatos enterrados e se acumulam perto da superfície para marcar a localização precisa.

A partir daí, os especialistas modificaram as moléculas de bactérias vivas para conseguir que, quando entrarem em contato com os vapores, emitam um sinal fluorescente que será registrado e quantificado remotamente.

Para os experimentos, os científicos encapsularam as bactérias em pequenas esferas de polímero e as espalharam pela superfície de um campo minado com artefatos explosivos reais.

Através de um sistema de scanner com laser conseguiram elaborar um mapa com a localização das minas, o que representa, destacam, “as primeiras demonstrações de uma técnica funcional de detecção de minas terrestres“.

“Para que isto se tornasse possível, tivemos que superar vários desafios, como aumentar a sensibilidade e a estabilidade do sensor da bactéria, melhorar a velocidade de exploração para cobrir grandes áreas e fazer o aparelho de scanner mais compacto para instalá-lo em dispositivos não tripulados ou drones”, indicou Shimshon Belkin, da Universidade Hebraica.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …