Israelenses desenvolvem bactéria fluorescente para detectar mina antipessoal

Cientistas de Israel desenvolveram uma técnica para encontrar minas antipessoais e outros tipos de munições enterradas com uma bactéria fluorescente, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (11) pela revista Nature.

A investigação, liderada pela Universidade Hebraica, em Jerusalém, conseguiu desenvolver “biossensores” capazes de detectar por controle remoto artefatos que, anualmente, matam ou ferem de 15 mil a 20 mil pessoas em todo o mundo, de acordo com os especialistas.

De acordo com os pesquisadores, detectar e desativar materiais como esses também representava um grande risco para os profissionais da área, já que ainda recorrem a procedimentos desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A nova técnica combina o uso de laser e de uma bactéria fluorescente para elaborar um mapa com a localização exata das minas e das munições, das quais estima-se que ainda existam mais de 100 milhões em 70 países.

O sistema aproveita as pequenas quantidades de vapores explosivos que se desprendem dos artefatos enterrados e se acumulam perto da superfície para marcar a localização precisa.

A partir daí, os especialistas modificaram as moléculas de bactérias vivas para conseguir que, quando entrarem em contato com os vapores, emitam um sinal fluorescente que será registrado e quantificado remotamente.

Para os experimentos, os científicos encapsularam as bactérias em pequenas esferas de polímero e as espalharam pela superfície de um campo minado com artefatos explosivos reais.

Através de um sistema de scanner com laser conseguiram elaborar um mapa com a localização das minas, o que representa, destacam, “as primeiras demonstrações de uma técnica funcional de detecção de minas terrestres“.

“Para que isto se tornasse possível, tivemos que superar vários desafios, como aumentar a sensibilidade e a estabilidade do sensor da bactéria, melhorar a velocidade de exploração para cobrir grandes áreas e fazer o aparelho de scanner mais compacto para instalá-lo em dispositivos não tripulados ou drones”, indicou Shimshon Belkin, da Universidade Hebraica.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …