Justiça nega liberdade condicional ao assassino de John Lennon pela 10ª vez

Mark David Chapman, o norte-americano que no dia 8 de dezembro de 1980 matou John Lennon, viu seu pedido de liberdade condicional ser negado pela 10ª vez. Chapman fará um novo pedido de liberdade em 2020.

O pedido de liberdade de Chapman, que cumpre pena de prisão de 20 anos à perpétua, foi negado, uma vez que sua libertação “seria incompatível com o bem-estar e a segurança da sociedade”, alegou a decisão de acordo com o The Independent.

No acórdão da decisão, o conselho estadual considerou que libertar Chapman não só “mitigaria a gravidade do crime“, como também colocava em questão a segurança da sociedade, uma vez que alguém podia tentar prejudicá-lo ou magoá-lo por raiva, vingança ou apenas para ganhar notoriedade.

“Claramente que Chapman planejou e executou cuidadosamente o assassinato de uma pessoa mundialmente famosa, sem qualquer razão além de ganhar notoriedade”, escreveu o painel de jurados. Chapman vai intentar um novo pedido de liberdade condicional daqui a dois anos, aponta o jornal britânico.

Enquanto Chapman enfrentava o painel, um grupo de fãs e políticos pediram que sua libertação fosse negada, durante um comício em Strawberry Fields, no memorial de Lennon no Central Park, em Nova York, que fica localizado em frente à sua antiga casa.

Em audições anteriores, Chapman revelou ainda receber cartas sobre a dor que causou, lamentando ter escolhido o caminho errado para a fama. O norte-americano disse ainda que cometeu o crime por inveja do Beatle.

O assassino se tornou elegível à liberdade condicional em 2000 e, desde então, fez dez pedidos, sendo todos negados pela justiça. Alegando temer pela sua vida e dos seus filhos, Yoko Ono, esposa de Lennon, se opôs à libertação.

No início do mês, a esposa do assassino de Lennon, Gloria Hiroko Chapman, revelou que o marido lhe contou que iria assassinar o Beatle dois meses antes de cometer o crime.

Mark David Chapman cumpre pena de prisão perpétua por ter assassinado o músico, com cinco disparos de um revólver calibre 38. John Lennon tinha 40 anos quando foi morto e acabava de regressar à atividade musical após uma pausa.

John Lennon foi um dos fundadores dos Beatles. Formada em Liverpool, a banda britânica é um dos grupos musicais mais bem-sucedidos e aclamados de todos os tempos em todo o mundo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dez minutos de um vídeo no YouTube emite um grama de CO2

Nossa presença no universo digital é responsável por 2% das emissões globais de gases com efeito estufa. Hábitos muito banais no nosso dia têm um impacto significativo nas emissões de gases com efeito estufa. Atividades que …

Marte teve lagos que transbordaram e formaram desfiladeiros

Marte teve lagos que transbordaram e formaram desfiladeiros, sugere um estudo realizado por cientistas da universidade norte-americana do Texas. Ao estudarem as formações geológicas do planeta, a partir de imagens de satélite, os especialistas chegaram à …

Herança espacial: vidro e areia contêm vestígios de estrelas milenares

Uma equipe de cientistas detectou sílica – o principal componente do vidro – nos vestígios de duas supernovas localizadas a milhões de anos-luz da Terra. A descoberta contou com a ajuda do Telescópio Espacial Spitzer da …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Metade da chuva anual da Terra cai em apenas 12 dias

São necessárias menos de duas semanas para que metade de toda a precipitação anual da Terra caia. Uma nova análise, que contou com dados de várias estações meteorológicas de todo o mundo, revelou que metade …

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é uma arma fatal para o seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2 mil …

Alemanha vai proibir carros a diesel nas autoestradas

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas. As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos …

Companhia aérea pede a passageiros que paguem conserto de avião para decolar

A companhia aérea polaca LOT pediu aos passageiros, que esperavam no aeroporto de Pequim para embarcar em um voo para Varsóvia, que pagassem trabalhos de reparo no avião, informo o jornal Caixin. Segundo o portal de …

Dilma promete “aliança até com o diabo” para combater Bolsonaro

A ex-presidente Dilma Rousseff prometeu, em Buenos Aires, uma “aliança até com o diabo” para combater o governo de Jair Bolsonaro, que considera ser um “neofascista”. No Fórum do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Dilma Rousseff …

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …