França aprova ampliação da reprodução assistida para todas as mulheres

franceintheus / Flickr

O presidente da França, Emmanuel Macron

O tema vem sendo discutido desde quarta-feira (25) e é o primeiro artigo do projeto de lei sobre bioética. Ele foi adotado por 55 votos contra 17, além de três abstenções. A reforma permitirá a todas as mulheres, mesmo sem parceiro ou lésbicas, realizarem o tratamento para engravidar, que será reembolsado pela Seguridade Social.

A reprodução assistida para todas as mulheres é a medida mais emblemática de um projeto de lei de bioética da França, de 32 artigos. Mais de 2.500 emendas foram propostas, muitas delas sobre temas polêmicos. Entre eles, o direito às informações sobre a própria origem para crianças geradas a partir de óvulos ou esperma, o congelamento de óvulos e a pesquisa sobre as células-tronco.

Depois das discussões, que devem durar três semanas, um voto solene deve ocorrer no dia 15 de outubro. A ministra francesa da Saúde, Agnès Buzyn, quer que o projeto seja adotado de maneira definitiva antes de 2020. A legalização da reprodução assistida para todas as mulheres é uma promessa de campanha do presidente francês, Emmanuel Macron, e tem o apoio de praticamente todos os deputados do partido do Executivo, A República em Marcha, e da esquerda.

Por outro lado, ela é contestada por uma grande parte dos deputados de direita do partido “Os Republicanos” e a legenda de extrema direita, Reunião Nacional, de Marine Le Pen. Os opositores temem um “efeito dominó”, que levasse à legalização, por exemplo, da barriga de aluguel, hoje proibida na França.

A reprodução assistida para todas as mulheres é autorizada para casais de lésbicas e solteiras em dez países da União Europeia: Portugal, Espanha, Irlanda, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Dinamarca, Suécia e Finlândia. Estônia, Letônia, Hungria, Croácia, Bulgária, Grécia e Chipre autorizam apenas às mães solteiras, e Áustria e Malta permitem a reprodução assistida apenas para as lésbicas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …