França: Ataque contra mesquita acirra novo debate sobre véu islâmico

No momento em que a eterna questão sobre o véu islâmico na França voltou aos holofotes, um ataque com motivação islamofóbica acirrou ainda mais o debate, que coloca o presidente Emmanuel Macron em uma situação delicada.

Nesta terça-feira, o Senado francês vai analisar um projeto de lei para proibir o uso do véu por mães que acompanham seus filhos em passeios promovidos pelas escolas.

A polêmica se iniciou há 13 dias, quando uma mãe muçulmana portando o hijab foi hostilizada por um vereador da extrema direita, enquanto participava de uma visita a um prédio público junto com estudantes, inclusive seu filho. Imagens que circularam nas redes sociais mostram a mãe tentando acalmar o garoto, que chora nos seus braços, antes de sair do edifício.

Na sequência, o partido conservador Os Republicanos apresentou a proposta de enquadramento legal da questão. Nesta segunda-feira (28), o presidente Emmanuel Macron recebeu representantes dos muçulmanos no palácio do Eliseu, para pedir a colaboração deles no esclarecimento dos fiéis a respeito “do lugar do véu, das mulheres e das escolas” na sociedade francesa, profundamente apegada à laicidade.

É preciso um discurso claro para não se prolongar a ambiguidade, da qual se alimentam os radicais”, disse o líder francês.

O debate coloca Macron em uma posição complicada: se, por um lado, o presidente evita estigmatizar ainda mais a população muçulmana na França, por outro é cobrado para ter firmeza em relação à proibição do uso do véu em repartições públicas, como determina a lei.

Idoso tentou incendiar mesquita

O ataque a uma mesquita de Bayonne, no sudoeste francês, intensificou ainda mais a discussão. Dois homens ficaram gravemente feridos nesta segunda-feira por tiros disparados no local por um idoso, depois que ele foi surpreendido enquanto tentava incendiar o templo.

O homem, Claude Sinké, de 84 anos, foi detido. Sinké chegou a concorrer em 2015 em uma eleição local pelo partido de extrema direita Reunião Nacional, de Marine Le Pen.

O ministro do Interior da França, Christophe Castaner, expressou sua solidariedade e apoio aos muçulmanos e observou que “os atos cometidos na mesquita de Bayonne nos comovem e ultrajam a cada um de nós”. Abdallah Zekri, presidente do Observatório Nacional contra a Islamofobia e Delegado Geral do Conselho Francês da Fé Muçulmana (CFCM), “condenou esse ato criminoso“, em declarações à AFP.

Há uma grande preocupação entre a comunidade muçulmana da cidade“, disse o representante do CRCM regional. “Com o atual clima de estigmatização do Islã e dos muçulmanos, não é de surpreender que tais atos possam ocorrer”, acrescentou.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …