França: Ataque contra mesquita acirra novo debate sobre véu islâmico

No momento em que a eterna questão sobre o véu islâmico na França voltou aos holofotes, um ataque com motivação islamofóbica acirrou ainda mais o debate, que coloca o presidente Emmanuel Macron em uma situação delicada.

Nesta terça-feira, o Senado francês vai analisar um projeto de lei para proibir o uso do véu por mães que acompanham seus filhos em passeios promovidos pelas escolas.

A polêmica se iniciou há 13 dias, quando uma mãe muçulmana portando o hijab foi hostilizada por um vereador da extrema direita, enquanto participava de uma visita a um prédio público junto com estudantes, inclusive seu filho. Imagens que circularam nas redes sociais mostram a mãe tentando acalmar o garoto, que chora nos seus braços, antes de sair do edifício.

Na sequência, o partido conservador Os Republicanos apresentou a proposta de enquadramento legal da questão. Nesta segunda-feira (28), o presidente Emmanuel Macron recebeu representantes dos muçulmanos no palácio do Eliseu, para pedir a colaboração deles no esclarecimento dos fiéis a respeito “do lugar do véu, das mulheres e das escolas” na sociedade francesa, profundamente apegada à laicidade.

É preciso um discurso claro para não se prolongar a ambiguidade, da qual se alimentam os radicais”, disse o líder francês.

O debate coloca Macron em uma posição complicada: se, por um lado, o presidente evita estigmatizar ainda mais a população muçulmana na França, por outro é cobrado para ter firmeza em relação à proibição do uso do véu em repartições públicas, como determina a lei.

Idoso tentou incendiar mesquita

O ataque a uma mesquita de Bayonne, no sudoeste francês, intensificou ainda mais a discussão. Dois homens ficaram gravemente feridos nesta segunda-feira por tiros disparados no local por um idoso, depois que ele foi surpreendido enquanto tentava incendiar o templo.

O homem, Claude Sinké, de 84 anos, foi detido. Sinké chegou a concorrer em 2015 em uma eleição local pelo partido de extrema direita Reunião Nacional, de Marine Le Pen.

O ministro do Interior da França, Christophe Castaner, expressou sua solidariedade e apoio aos muçulmanos e observou que “os atos cometidos na mesquita de Bayonne nos comovem e ultrajam a cada um de nós”. Abdallah Zekri, presidente do Observatório Nacional contra a Islamofobia e Delegado Geral do Conselho Francês da Fé Muçulmana (CFCM), “condenou esse ato criminoso“, em declarações à AFP.

Há uma grande preocupação entre a comunidade muçulmana da cidade“, disse o representante do CRCM regional. “Com o atual clima de estigmatização do Islã e dos muçulmanos, não é de surpreender que tais atos possam ocorrer”, acrescentou.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …

Visitante interestelar pode 'morrer' ao se aproximar do Sol

Um visitante interestelar, observado em nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", isso porque, o 2I/Borisov provavelmente será desintegrado ao se aproximar do Sol. Os cientistas acompanham cada movimento do cometa, que está se aproximando …

Messi e Rapinoe levam o Bola de Ouro

Argentino bate recorde histórico ao ser eleito pela sexta vez o melhor jogador do mundo pela "France Football". Americana é a segunda mulher a receber a premiação na categoria futebol feminino. O atacante argentino Lionel Messi, …

Chuvas já mataram 12 pessoas em dez dias no sul da França

As fortes chuvas que atingiram no domingo (1) a Riviera Francesa (sul) deixaram seis mortos e sérios danos materiais. Temporais de intensidade semelhante ocorridos na semana passada já tinham matado seis pessoas e deixado um desaparecido. …

Butão: o ‘país mais feliz do mundo’ é eleito o ‘melhor lugar para visitar em 2020’

2019 ainda não acabou, mas nós já estamos planejando e sonhando com as viagens que faremos em 2020. Que tal fugir do roteiro óbvio e conhecer um país pouquíssimo explorado? O tradicional e respeitado guia Lonely …

Trump acusa Brasil de desvalorização "maciça" do real e anuncia retaliação

Presidente dos EUA promete impor tarifas sobre importação de aço e alumínio do Brasil e Argentina, acusando-os de desvalorizarem suas moedas de forma "maciça". Bolsonaro diz que vai falar com Trump. O presidente dos Estados Unidos, …