França: Ataque contra mesquita acirra novo debate sobre véu islâmico

No momento em que a eterna questão sobre o véu islâmico na França voltou aos holofotes, um ataque com motivação islamofóbica acirrou ainda mais o debate, que coloca o presidente Emmanuel Macron em uma situação delicada.

Nesta terça-feira, o Senado francês vai analisar um projeto de lei para proibir o uso do véu por mães que acompanham seus filhos em passeios promovidos pelas escolas.

A polêmica se iniciou há 13 dias, quando uma mãe muçulmana portando o hijab foi hostilizada por um vereador da extrema direita, enquanto participava de uma visita a um prédio público junto com estudantes, inclusive seu filho. Imagens que circularam nas redes sociais mostram a mãe tentando acalmar o garoto, que chora nos seus braços, antes de sair do edifício.

Na sequência, o partido conservador Os Republicanos apresentou a proposta de enquadramento legal da questão. Nesta segunda-feira (28), o presidente Emmanuel Macron recebeu representantes dos muçulmanos no palácio do Eliseu, para pedir a colaboração deles no esclarecimento dos fiéis a respeito “do lugar do véu, das mulheres e das escolas” na sociedade francesa, profundamente apegada à laicidade.

É preciso um discurso claro para não se prolongar a ambiguidade, da qual se alimentam os radicais”, disse o líder francês.

O debate coloca Macron em uma posição complicada: se, por um lado, o presidente evita estigmatizar ainda mais a população muçulmana na França, por outro é cobrado para ter firmeza em relação à proibição do uso do véu em repartições públicas, como determina a lei.

Idoso tentou incendiar mesquita

O ataque a uma mesquita de Bayonne, no sudoeste francês, intensificou ainda mais a discussão. Dois homens ficaram gravemente feridos nesta segunda-feira por tiros disparados no local por um idoso, depois que ele foi surpreendido enquanto tentava incendiar o templo.

O homem, Claude Sinké, de 84 anos, foi detido. Sinké chegou a concorrer em 2015 em uma eleição local pelo partido de extrema direita Reunião Nacional, de Marine Le Pen.

O ministro do Interior da França, Christophe Castaner, expressou sua solidariedade e apoio aos muçulmanos e observou que “os atos cometidos na mesquita de Bayonne nos comovem e ultrajam a cada um de nós”. Abdallah Zekri, presidente do Observatório Nacional contra a Islamofobia e Delegado Geral do Conselho Francês da Fé Muçulmana (CFCM), “condenou esse ato criminoso“, em declarações à AFP.

Há uma grande preocupação entre a comunidade muçulmana da cidade“, disse o representante do CRCM regional. “Com o atual clima de estigmatização do Islã e dos muçulmanos, não é de surpreender que tais atos possam ocorrer”, acrescentou.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …