França convida 100 países para impulsionar Acordo de Paris – e exclui Trump

Jeso Carneiro / Flickr

O presidente da França, Emmanuel Macron

A França convidou para o próximo dia 12 de dezembro uma centena de países e representantes de organismos internacionais e ONGs para comemorar os dois anos do acordo climático de Paris em uma cúpula na qual excluiu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A reunião espera reunir atores comprometidos na aplicação desse pacto, por isso o líder americano não foi convidado “por enquanto”, precisou nesta terça-feira (7) a Presidência francesa, que enviou seu convite a representantes do Governo americano e a associações desse país.

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta cúpula no G20 de julho com a intenção de que o acordo histórico de 2015 não perdesse impulso após a decisão de Trump de retirar seu país deste pacto.

O encontro será realizado na ilha Seguin, nos arredores de Paris, pretende valorizar as ações empreendidas até agora pelos países signatários, acelerar o cumprimento de seus compromissos a favor da atenuação da mudança climática e da adaptação, e estimular o financiamento público e privado.

A reunião batizada como “One Planet Summit” vai acontecer menos de um mês depois da cúpula sobre a mudança climática (COP23) iniciaada nesta segunda-feira (6) em Bonn (Alemanha) e que vai até o dia 17, mas a presidência francesa defende que são complementares e que perseguem objetivos diferentes.

A França espera em 12 de dezembro anúncios relativos ao reforço do financiamento na luta contra a mudança climática e ao desenvolvimento de ferramentas financeiras inovadoras na matéria, assim como a apresentação de projetos efetivos em setores como o transporte, a agricultura e as energias renováveis.

Essa será uma cúpula centrada “na ação”, na qual, dois anos depois da adoção do Acordo de Paris, a França não quer uma perda de fôlego para cumprir com o objetivo de que a temperatura média mundial no final de século não aumente mais de dois graus centígrados com relação aos níveis pré-industriais.

A menos que os esforços sejam acelerados, segundo as autoridades francesas, será impossível alcançar essa meta.

A jornada será acompanhada de atividades paralelas nos dias prévios e posteriores e se desenvolverá em torno de quatro painéis temáticos e de um diálogo de alto nível entre os chefes de Estado e de Governo e outras personalidades.

No total, a presidência francesa espera receber cerca de 2 mil participantes e acredita que os resultados deste encontro produzam um efeito de “bola de neve” no resto de atores e associações.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …