França convida 100 países para impulsionar Acordo de Paris – e exclui Trump

Jeso Carneiro / Flickr

O presidente da França, Emmanuel Macron

A França convidou para o próximo dia 12 de dezembro uma centena de países e representantes de organismos internacionais e ONGs para comemorar os dois anos do acordo climático de Paris em uma cúpula na qual excluiu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A reunião espera reunir atores comprometidos na aplicação desse pacto, por isso o líder americano não foi convidado “por enquanto”, precisou nesta terça-feira (7) a Presidência francesa, que enviou seu convite a representantes do Governo americano e a associações desse país.

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta cúpula no G20 de julho com a intenção de que o acordo histórico de 2015 não perdesse impulso após a decisão de Trump de retirar seu país deste pacto.

O encontro será realizado na ilha Seguin, nos arredores de Paris, pretende valorizar as ações empreendidas até agora pelos países signatários, acelerar o cumprimento de seus compromissos a favor da atenuação da mudança climática e da adaptação, e estimular o financiamento público e privado.

A reunião batizada como “One Planet Summit” vai acontecer menos de um mês depois da cúpula sobre a mudança climática (COP23) iniciaada nesta segunda-feira (6) em Bonn (Alemanha) e que vai até o dia 17, mas a presidência francesa defende que são complementares e que perseguem objetivos diferentes.

A França espera em 12 de dezembro anúncios relativos ao reforço do financiamento na luta contra a mudança climática e ao desenvolvimento de ferramentas financeiras inovadoras na matéria, assim como a apresentação de projetos efetivos em setores como o transporte, a agricultura e as energias renováveis.

Essa será uma cúpula centrada “na ação”, na qual, dois anos depois da adoção do Acordo de Paris, a França não quer uma perda de fôlego para cumprir com o objetivo de que a temperatura média mundial no final de século não aumente mais de dois graus centígrados com relação aos níveis pré-industriais.

A menos que os esforços sejam acelerados, segundo as autoridades francesas, será impossível alcançar essa meta.

A jornada será acompanhada de atividades paralelas nos dias prévios e posteriores e se desenvolverá em torno de quatro painéis temáticos e de um diálogo de alto nível entre os chefes de Estado e de Governo e outras personalidades.

No total, a presidência francesa espera receber cerca de 2 mil participantes e acredita que os resultados deste encontro produzam um efeito de “bola de neve” no resto de atores e associações.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …