França convida 100 países para impulsionar Acordo de Paris – e exclui Trump

Jeso Carneiro / Flickr

O presidente da França, Emmanuel Macron

A França convidou para o próximo dia 12 de dezembro uma centena de países e representantes de organismos internacionais e ONGs para comemorar os dois anos do acordo climático de Paris em uma cúpula na qual excluiu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A reunião espera reunir atores comprometidos na aplicação desse pacto, por isso o líder americano não foi convidado “por enquanto”, precisou nesta terça-feira (7) a Presidência francesa, que enviou seu convite a representantes do Governo americano e a associações desse país.

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta cúpula no G20 de julho com a intenção de que o acordo histórico de 2015 não perdesse impulso após a decisão de Trump de retirar seu país deste pacto.

O encontro será realizado na ilha Seguin, nos arredores de Paris, pretende valorizar as ações empreendidas até agora pelos países signatários, acelerar o cumprimento de seus compromissos a favor da atenuação da mudança climática e da adaptação, e estimular o financiamento público e privado.

A reunião batizada como “One Planet Summit” vai acontecer menos de um mês depois da cúpula sobre a mudança climática (COP23) iniciaada nesta segunda-feira (6) em Bonn (Alemanha) e que vai até o dia 17, mas a presidência francesa defende que são complementares e que perseguem objetivos diferentes.

A França espera em 12 de dezembro anúncios relativos ao reforço do financiamento na luta contra a mudança climática e ao desenvolvimento de ferramentas financeiras inovadoras na matéria, assim como a apresentação de projetos efetivos em setores como o transporte, a agricultura e as energias renováveis.

Essa será uma cúpula centrada “na ação”, na qual, dois anos depois da adoção do Acordo de Paris, a França não quer uma perda de fôlego para cumprir com o objetivo de que a temperatura média mundial no final de século não aumente mais de dois graus centígrados com relação aos níveis pré-industriais.

A menos que os esforços sejam acelerados, segundo as autoridades francesas, será impossível alcançar essa meta.

A jornada será acompanhada de atividades paralelas nos dias prévios e posteriores e se desenvolverá em torno de quatro painéis temáticos e de um diálogo de alto nível entre os chefes de Estado e de Governo e outras personalidades.

No total, a presidência francesa espera receber cerca de 2 mil participantes e acredita que os resultados deste encontro produzam um efeito de “bola de neve” no resto de atores e associações.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …