Fumar um maço por dia causa 150 mutações nos pulmões a cada ano

Estudo publicado na Journal Science demonstra a ligação direta entre o número de cigarros consumidos durante a vida toda de um fumante e o número de mutações em seu DNA.

A maior taxa de mutação foi observada em tumores de pulmões, mas outros tumores em outras partes do corpo também apresentam essas mutações relacionadas ao cigarro. Isso explica como o hábito causa câncer de vários tipos em várias partes do corpo.

Fumar mata pelo menos 6 milhões de pessoas todos os anos em todo o mundo, e se esta proporção continuar nas próximas décadas, a Organização Mundial da Saúde calcula que mais de 1 bilhão de pessoas vão morrer no século XIX por doenças causadas pelo cigarro.

O cigarro está associado a 17 tipos de câncer humanos, mas até agora nenhum estudo mostrou claramente como as substâncias dele causam esses tipos de tumor.

Para este estudo, publicado esta sexta-feira (04) na revista Science, pesquisadores do Wellcome Trust Sanger Institute, no Reino Unido, e do Los Alamos National Laboratory, nos Estados Unidos, compararam tumores de pacientes que fumavam com tumores de pacientes que não fumavam.

Eles encontraram danos específicos na impressão digital genética – chamados de assinaturas mutacionais – dos fumantes e fizeram a contagem de quantas dessas mutações particulares foram encontradas em diferentes tumores.

O resultado é que fumar um maço de cigarros por dia causa 150 mutações em cada célula do pulmão por ano de fumo. Essas mutações representam o início de uma cascata de danos genéticos que podem causar o câncer.

“Agora podemos observar e quantificar as mudanças moleculares no DNA causadas por fumar. Isso explica por que fumantes têm uma taxa de risco de câncer tão alta”, diz o pesquisador principal, Ludmil Alexandrov, do Los Alamos National Laboratory.

Outros órgãos muito afetados são a laringe, com 97 mutações, a boca, com 23 mutações, a bexiga, com 18 e o fígado, com 6 mutações em cada célula por ano de fumo.

O estudo revelou pelo menos cinco processos distintos de danos no DNA, sendo que o mais frequente deles é uma assinatura mutacional encontrada em todos os tipos de câncer. Neste caso, fumar tabaco parece acelerar a velocidade do relógio celular que causa as mutações de DNA prematuras.

“O genoma de cada câncer fornece um tipo de ‘registro arqueológico’, escrito no código do próprio DNA, sobre as exposições que causaram a mutação que levou ao câncer”, diz ao Science Daily o pesquisador Mike Stratton, um dos autores do artigo e profissional do Wellcome Trust Sanger Institute.

“Este estudo nos diz que observar o DNA do câncer pode fornecer novas dicas provocativas sobre como o câncer se desenvolve e como, potencialmente, pode ser prevenido”, conclui o pesquisador.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …