Fumar um maço por dia causa 150 mutações nos pulmões a cada ano

Estudo publicado na Journal Science demonstra a ligação direta entre o número de cigarros consumidos durante a vida toda de um fumante e o número de mutações em seu DNA.

A maior taxa de mutação foi observada em tumores de pulmões, mas outros tumores em outras partes do corpo também apresentam essas mutações relacionadas ao cigarro. Isso explica como o hábito causa câncer de vários tipos em várias partes do corpo.

Fumar mata pelo menos 6 milhões de pessoas todos os anos em todo o mundo, e se esta proporção continuar nas próximas décadas, a Organização Mundial da Saúde calcula que mais de 1 bilhão de pessoas vão morrer no século XIX por doenças causadas pelo cigarro.

O cigarro está associado a 17 tipos de câncer humanos, mas até agora nenhum estudo mostrou claramente como as substâncias dele causam esses tipos de tumor.

Para este estudo, publicado esta sexta-feira (04) na revista Science, pesquisadores do Wellcome Trust Sanger Institute, no Reino Unido, e do Los Alamos National Laboratory, nos Estados Unidos, compararam tumores de pacientes que fumavam com tumores de pacientes que não fumavam.

Eles encontraram danos específicos na impressão digital genética – chamados de assinaturas mutacionais – dos fumantes e fizeram a contagem de quantas dessas mutações particulares foram encontradas em diferentes tumores.

O resultado é que fumar um maço de cigarros por dia causa 150 mutações em cada célula do pulmão por ano de fumo. Essas mutações representam o início de uma cascata de danos genéticos que podem causar o câncer.

“Agora podemos observar e quantificar as mudanças moleculares no DNA causadas por fumar. Isso explica por que fumantes têm uma taxa de risco de câncer tão alta”, diz o pesquisador principal, Ludmil Alexandrov, do Los Alamos National Laboratory.

Outros órgãos muito afetados são a laringe, com 97 mutações, a boca, com 23 mutações, a bexiga, com 18 e o fígado, com 6 mutações em cada célula por ano de fumo.

O estudo revelou pelo menos cinco processos distintos de danos no DNA, sendo que o mais frequente deles é uma assinatura mutacional encontrada em todos os tipos de câncer. Neste caso, fumar tabaco parece acelerar a velocidade do relógio celular que causa as mutações de DNA prematuras.

“O genoma de cada câncer fornece um tipo de ‘registro arqueológico’, escrito no código do próprio DNA, sobre as exposições que causaram a mutação que levou ao câncer”, diz ao Science Daily o pesquisador Mike Stratton, um dos autores do artigo e profissional do Wellcome Trust Sanger Institute.

“Este estudo nos diz que observar o DNA do câncer pode fornecer novas dicas provocativas sobre como o câncer se desenvolve e como, potencialmente, pode ser prevenido”, conclui o pesquisador.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …