Funcionários do Snapchat utilizaram ferramenta interna para espionar usuários

Segundo ex-trabalhadores do local entre outras fontes, a espionagem ocorria por meio de uma ferramenta chamada SnapLion. Ela foi criada originalmente para ter acesso à dados de usuários a fim de cumprir ordens judiciais.

Denúncias divulgadas na última quinta-feira (23) indicam que funcionários da rede social Snapchat teriam usado ferramentas da empresa para espionar usuários – tendo acesso a fotos, vídeos, localização e dados confidenciais.

A acusação foi publicada pelo site Motherboard, que ouviu diversas fontes, incluindo antigos e atuais funcionários da empresa. Segundo o site, essas pessoas disseram que o abuso de poder aconteceu há anos, mas não souberam especificar por quanto tempo. Eles ainda explicaram quais ferramentas eram utilizadas no processo.

Dentre os dados espionados estão fotos e vídeos não publicados – apenas salvos no aplicativo – números de telefone e endereços de e-mail.

Uma das ferramentas internas que pode acessar os dados de usuários é chamada de SnapLion. Ela foi criada originalmente para coletar informações de pessoas em resposta a ordens jurídicas legais.

Os funcionários do setor de “Spam e Abusos” tinham acesso a essa ferramenta, assim como os do “Operações do Cliente” e funcionários da ala de segurança.

Porém, alguns colaboradores utilizaram essa ferramenta com outros propósitos. Uma das situações mencionadas foi um funcionário que, sem qualquer ordem judicial, acessou os dados de um usuário e pegou seu e-mail.

Outro funcionário relatou que, na verdade, não eram apenas esses setores que tinham acesso: qualquer pessoa que precisasse realizar trabalho “administrativo” como resetar uma senha poderia utilizar a ferramenta.

É importante ressaltar que esses tipos de recursos são comuns no mundo tecnológico, uma vez que companhias precisam acessar dados de usuários com propósitos legítimos. A questão é quando essa ferramenta é utilizada por pessoas com outras intenções.

Em resposta, o Snapchat condenou a prática, alegando que é fundamental para a empresa garantir a privacidade de seus usuários.

A empresa ainda disse que “mantém poucos dados de usuários e tem políticas e controles robustos para limitar o acesso interno aos dados que possuem. Acesso não autorizado de qualquer tipo é uma clara violação dos padrões de conduta comercial da empresa e, se detectado, resulta em rescisão imediata”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …