Funcionários do Snapchat utilizaram ferramenta interna para espionar usuários

Segundo ex-trabalhadores do local entre outras fontes, a espionagem ocorria por meio de uma ferramenta chamada SnapLion. Ela foi criada originalmente para ter acesso à dados de usuários a fim de cumprir ordens judiciais.

Denúncias divulgadas na última quinta-feira (23) indicam que funcionários da rede social Snapchat teriam usado ferramentas da empresa para espionar usuários – tendo acesso a fotos, vídeos, localização e dados confidenciais.

A acusação foi publicada pelo site Motherboard, que ouviu diversas fontes, incluindo antigos e atuais funcionários da empresa. Segundo o site, essas pessoas disseram que o abuso de poder aconteceu há anos, mas não souberam especificar por quanto tempo. Eles ainda explicaram quais ferramentas eram utilizadas no processo.

Dentre os dados espionados estão fotos e vídeos não publicados – apenas salvos no aplicativo – números de telefone e endereços de e-mail.

Uma das ferramentas internas que pode acessar os dados de usuários é chamada de SnapLion. Ela foi criada originalmente para coletar informações de pessoas em resposta a ordens jurídicas legais.

Os funcionários do setor de “Spam e Abusos” tinham acesso a essa ferramenta, assim como os do “Operações do Cliente” e funcionários da ala de segurança.

Porém, alguns colaboradores utilizaram essa ferramenta com outros propósitos. Uma das situações mencionadas foi um funcionário que, sem qualquer ordem judicial, acessou os dados de um usuário e pegou seu e-mail.

Outro funcionário relatou que, na verdade, não eram apenas esses setores que tinham acesso: qualquer pessoa que precisasse realizar trabalho “administrativo” como resetar uma senha poderia utilizar a ferramenta.

É importante ressaltar que esses tipos de recursos são comuns no mundo tecnológico, uma vez que companhias precisam acessar dados de usuários com propósitos legítimos. A questão é quando essa ferramenta é utilizada por pessoas com outras intenções.

Em resposta, o Snapchat condenou a prática, alegando que é fundamental para a empresa garantir a privacidade de seus usuários.

A empresa ainda disse que “mantém poucos dados de usuários e tem políticas e controles robustos para limitar o acesso interno aos dados que possuem. Acesso não autorizado de qualquer tipo é uma clara violação dos padrões de conduta comercial da empresa e, se detectado, resulta em rescisão imediata”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …

Asteroide que dizimou os dinossauros teria atingido a Terra em "ângulo letal"

A teoria mais aceita é a de que os dinossauros foram extintos após um asteroide atingir a Terra de maneira catastrófica há 66 milhões de anos, causando danos sem precedentes em todo o planeta. Agora, segundo …

Repórter da CNN é preso ao vivo em protesto por morte de homem negro. Trump pede tiros em manifestantes

Minneapolis vive uma escalada de violência provocada por um policial branco que matou, de forma brutal, um homem negro. George Floyd foi asfixiado pelo joelho do oficial enquanto era filmado em plena luz do dia. Nem …

Diário de oficial nazista revela suposta localização de toneladas de ouro em castelo

Pesquisadores que buscam bilhões de dólares em tesouros nazistas roubados da Europa acreditam ter encontrado a localização de toneladas de ouro debaixo de antigo castelo alemão. Os pesquisadores acreditam ter encontrado 28 toneladas de ouro roubadas …

Coreia do Sul registra aumento de casos de coronavírus e teme nova onda da epidemia

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (28) o maior aumento de novas contaminações por coronavírus em quase dois meses, devido a um surto de casos em um armazém de uma empresa de comércio …

Desigualdade eleva letalidade da covid na favela, diz estudo

Quase todos os dias, com ou sem pandemia, a diarista Joceliane Gomes Santos de Freitas, 29 anos, sai de casa às 7h em Barra do Ceará, comunidade de Fortaleza onde mora com o marido e …

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …