O foguete Falcon Heavy decolou com sucesso da plataforma de lançamento 39A do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida (EUA), em seu primeiro voo de demonstração.
O foguete é considerado o mais poderoso do momento e o segundo mais potente da história, atrás apenas do Saturno V produzido pela NASA. Ele decolou para o espaço levando um luxuoso carro vermelho elétrico Tesla Red Roadster.
Dentro do veículo, cientistas da empresa do bilionário Elon Musk posicionaram um manequim com dimensões humanas, nomeado simpaticamente como Starman, em homenagem a David Bowie.
A ideia — concluída com sucesso — era colocar o carro em órbita com o sol. Posicionado no espaço, o Tesla Roadster agora vai orbitar em torno da estrela até que ela se apague daqui a bilhões de anos – isso, claro, se não for atingido por asteroides neste meio tempo.
Internautas podem acompanhar a trajetória do veículo (e do seu ilustre tripulante) em transmissão ao vivo pelo canal da SpaceX no YouTube.
O Falcon Heavy é a primeira etapa de um ambicioso plano de Musk. A ideia do milionário é transportar para Marte pelo menos 100 pessoas por ano durante 100 anos. Ele planeja levar os primeiros humanos para colonizar o país já em 2024.
De acordo com o SpaceX, o foguete é capaz de colocar em órbita uma carga de quase 64 toneladas métricas, o dobro da carga de seu rival mais próximo, o Delta IV Heavy.
// Sputnik News