Projeto brasileiro de apoio a mulheres com câncer ultrapassa fronteiras

A blogueira, escritora e modelo brasileira Flávia Flores, que já foi uma paciente no tratamento de câncer, criou um projeto para ajudar mulheres com essa doença a retomar a autoestima que já está fazendo sucesso até fora do Brasil, o Banco de Lenços.

O câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil, perdendo apenas para os problemas cardiovasculares. Além do sofrimento que os pacientes sentem por conta do tratamento com a quimioterapia, a queda de cabelo decorrente da mesma também afeta muitos deles de maneira profunda, sobretudo as mulheres.

Para manter a autoestima dessas mulheres e fazer com que elas não percam a vaidade, mesmo nesse momento difícil, Flávia Flores criou em 2014 uma campanha de doação de lenços de todos os tipos.

Passados três anos, o Banco de Lenços, que faz parte do seu instituto Quimioterapia e Beleza, já está fazendo sucesso até fora do país, principalmente em Portugal, que, junto com o Brasil, já recebeu 4.500 lenços do projeto só nos seis primeiros meses deste ano.

Em entrevista à Sputnik Brasil, Flávia contou que a ideia da iniciativa surgiu em 2012, quando foi diagnosticada com câncer de mama. Na época, era modelo atuante e não queria se esconder. Como não encontrou na internet informações suficientes sobre cuidados com a beleza durante o tratamento, decidiu encarar o desafio de desenvolver essa área.

“Não tinha nada, não tinha material sobre beleza e moda para paciente oncológica. Então, eu resolvi fazer uma página no Facebook para mostrar aos meus amigos que estava passando bem pelo tratamento, que eu não estava definhando, como as pessoas imaginam, que estava bonita“, disse ela.

Segundo a blogueira, ao contar sobre o seu cotidiano nas redes sociais, ela começou a ser procurada por muitas mulheres na mesma situação, ao mesmo tempo em que começou a ganhar muitos lenços, que passaram a se acumular em sua casa. “Nossa, quantos lenços eu poderia estar distribuindo para milhares de mulheres”, destacou Flávia, lembrando o pensamento que teve na época.

De lá pra cá, o projeto ganhou forma, através de doações, e só cresceu, chegando a arrecadar mais de 15 mil lenços no ano passado. Hoje, Flávia diz receber pedidos do mundo inteiro.

“Tem meninas que fazem tratamento no Canadá, meninas que estão morando nos Estados Unidos, Europa…”, ressalta. “Elas chegam pela internet e pedem. E a gente atende“, explicou, acrescentando que mantém uma parceria mais formal mesmo apenas em Portugal, com o projeto Partilhas, que pertence a uma amiga.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mandetta diz à CPI que Bolsonaro ignorou a ciência no combate à covid-19

Ex-ministro afirma que presidente queria alterar bula da cloroquina para que fosse indicada no tratamento contra o coronavírus. Falta de unidade nas ações do governo confundiu população e afetou combate à doença, avalia. O ex-ministro da …

Vacina EpiVacCorona tem eficácia de mais de 90%, segundo desenvolvedor

Especialista do centro desenvolvedor da EpiVacCorona informou que os estudos aleatórios em grupos imunizados mostram uma eficácia de mais de 90%. Os anticorpos contra o novo coronavírus, após a vacinação com o imunizante russo EpiVacCorona, se …

Covid: 5 motivos que explicam por que Índia recebe mais ajuda do mundo que Brasil

Hospitais em colapso. Pacientes sem vagas nas UTIs. Falta de oxigênio para quem precisa. O cenário devastador que assola a Índia agora durante a pandemia de covid-19 foi o mesmo do Brasil de algumas semanas atrás. …

Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid

A partir de agora, o Google vai te ajudar a encontrar o lugar mais próximo para você tomar aquela dose tão sonhada da vacina contra a covid-19. A ferramenta se baseia em buscas do tipo ‘como …

Pessoas vacinadas serão isentas de restrições sanitárias na Alemanha

A Alemanha pretende suspender algumas restrições para as pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus. Quem já foi imunizado não será mais obrigado a apresentar um teste negativo para entrar em lojas que …

Com a tecnologia atual não teríamos nenhuma chance contra esse asteróide

Um asteróide fictício vindo em direção a Terra se mostrou mais poderosos que todos os cientistas. Um grupo de especialistas de agências espaciais dos EUA e da Europa participou de um exercício de uma semana liderado …

Divórcio de Bill e Melinda Gates: as dúvidas sobre o destino de fortuna de US$ 124 bilhões

Bill e Melinda Gates anunciaram na segunda-feira (03/05) que vão se divorciar após 27 anos juntos, pondo fim a um dos casamentos mais famosos do mundo dos negócios. Eles se conheceram na década de 1980, quando …

Atraso para tomar 2ª dose não prejudica imunização contra a COVID-19, explica infectologista

Pelo menos nove capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Os municípios alegam que as mudanças nas regras do Ministério da Saúde prejudicaram …

Viaduto de metrô desaba no México e deixa mais de 20 mortos

Colapso de estrutura sobre movimentada avenida deixa 70 feridos na Cidade do México. Linha de metrô que trafegava pelo viaduto foi inaugurada há menos de dez anos. Ao menos 23 pessoas morreram e 70 ficaram feridas …

Converse abre loja virtual na famosa Ilha de Lixo do Pacífico

A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu criativos de todo o mundo. A marca de calçados juntou um grupo de jovens artistas …