Fundos estão proibidos pela CVM de investir em criptomoedas no Brasil

Nesta sexta-feira (12), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) proibiu que gestores e administradores de fundos invistam em Bitcoin e demais criptomoedas no país.

O motivo seria que ainda não se chegou a uma conclusão sobre a natureza jurídica e econômica desse tipo de investimento, segundo Daniela Maeda, da Superintendência de Relações com Investidores Institucionais.

De acordo com o ofício que proíbe esses investimentos, a Superintendência vem considerando as discussões sobre criptomoedas, mas avalia que esse debate ainda é incipiente e possui riscos. Um projeto de lei está em consideração visando impedir, restringir ou até mesmo criminalizar a negociação de investimentos em criptomoedas.

Entre os riscos, estão os “de origem de segurança cibernética e particulares de custódia, ou mesmo ligados à legalidade futura de sua aquisição e negociação“, conforme consta no documento da CVM.

“Neste sentido, a área técnica da CVM informa aos administradores e gestores de fundos de investimentos que as criptomoedas não podem ser qualificadas como ativos financeiros, para os efeitos do disposto no artigo 2º, da Instrução CVM 555″. Com essa determinação, fica proibida “a aquisição direta dessas moedas virtuais pelos fundos de investimento regulados”, explica um superintendente.

Vale lembrar que, em dezembro, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, declarou que comprar Bitcoins é uma operação de risco, mas essas negociações não foram restringidas. Para o executivo, “é a típica bolha, pirâmide, em algum momento vai subir e depois voltar”.

Somente no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas já negociam criptomoedas e, nos últimos doze meses, o Bitcoin valorizou em mais de 1.343%, aumentando as desconfianças do mercado de que essa bolha pode estourar a qualquer momento.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Roupas com nanotubos de carbono podem ser utilizadas como baterias

Engenheiros da Universidade de Cincinnati, nos EUA, em parceria com a Base Aérea de Wright-Patterson, estão desenvolvendo uma roupa que pode ser utilizada como bateria, sendo assim capaz de recarregar dispositivos eletrônicos.   O tecido …

Fragmento mais antigo da "Odisseia" de Homero é encontrado na Grécia

Arqueólogos encontraram uma placa de argila que contem a transcrição de 13 versos da Odisseia de Homero durante escavações na antiga cidade de Olímpia, na Grécia. Uma equipe de arqueólogos gregos e alemães encontrou uma placa …

Finalmente, as mães puderam abraçar os filhos após resgate na Tailândia

Os familiares dos jovens resgatados de uma caverna na Tailândia puderam, finalmente, abraçar os filhos que continuam internados no hospital. Mas não sem  as máscaras de proteção. As autoridades hospitalares só agora permitiram que os familiares …

Candidatura de Alckmin à Presidência ganha fôlego ao fechar com o PSD

A candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), que insiste em não decolar, se fixando em um dígito nas pesquisas de intenção de votos, acaba de ganhar um novo fôlego, após fechar aliança com o PSD para …

Para fumar, copiloto provoca queda de avião em mais de 7 mil metros

A queda de 7.500 metros do avião em um voo da Air China deveu-se a um erro do copiloto, que estava fumando um cigarro eletrônico e se enganou ao tentar desligar o ventilador, divulgaram as …

Iceberg de 6 quilômetros se desprende na Groenlândia; aldeia é evacuada por receio de tsunami

Um iceberg com seis quilômetros de largura se desprendeu de um glaciar no leste da Groenlândia, o maior em mais de uma década no lugar. Receio de um tsunami levou à evacuação de uma aldeia. Uma …

Disputa comercial entre a China e os EUA pode beneficiar soja brasileira

Em resposta à sobretaxa imposta pelos Estados Unidos a produtos chineses, o país asiático anunciou medidas contra importações de produtos norte-americanos no último dia 6. A disputa comercial entre os dois gigantes já repercute na …

Inundações no Japão: brasileira leva filho a hospital e encontra marido morto ao voltar para casa

Após uma semana de chuvas intensas, autoridades japonesas ainda contabilizam o número de mortos, e as equipes de resgate buscam mais de 60 pessoas levadas pela enxurrada de água e lama que atingiu 15 Províncias …

PGR diz que Moro conduz processo contra Lula com imparcialidade

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou parecer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) se manifestando contra o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o juiz federal Sérgio Moro seja …

Afinal, as lambidas de cachorro no rosto são inofensivas

Podemos deixar os cães lamber nossos rosto? A questão levanta uma discussão antiga e parece nunca encontrar consenso. No entanto, um novo estudo aponta que a saliva dos cães contém “substâncias boas”, capazes de “romper” …