Emirates acredita que o futuro da aviação está nos aviões sem janelas

Aviões sem janelas? Sim, esse pode ser o futuro da aviação, segundo o presidente da companhia aérea Emirates, que vai apostar em janelas virtuais.

A nova suíte de primeira classe do Boeing 777-300ER da Emirates tem janelas virtuais. A companhia aérea afirma que a novidade abre as portas à remoção de todas as janelas de aviões futuros, tornando-os muito mais leves, rápidos e econômicos.

Em entrevista à BBCTim Clark, presidente da companhia, disse acreditar que as outras companhias estão próximas de dar o mesmo passo que a Emirates. De acordo com a empresa, o avião começou a funcionar em 1º de dezembro, quando voou para Genebra e Bruxelas.

Embora o avião não tenha janelas, dentro dele elas existem. A ideia é permitir ao passageiro ver o que quiser através dessas janelas virtuais. As telas transmitem em tempo real o que acontece no exterior do avião, através do recurso a câmeras de fibra ótica que projetam imagens de fora para dentro da aeronave.

“A qualidade das imagens é muito boa, melhor do que a vista natural“, refere o responsável da companhia aérea.

Contudo, Clark quer ir ainda mais longe. No futuro, o plano passa por desenhar aviões sem janelas. “A cabine seria mais leve, o avião podia voar mais rápido e mais alto e consumir menos combustível”, explicou.

Mas se para alguns a ideia é atrativa, para outros pode ser completamente arrasadora. Graham Braithwaite, especialista em segurança de aviação, destacou à BBC que as janelas do avião são um importante elemento para os procedimentos de segurança de qualquer voo, levantando assim a primeira questão relacionada com a ideia inovadora da Emirates.

“Ser capaz de visualizar o exterior de dentro da aeronave é muito importante numa situação de emergência, especialmente quando se trata de uma evacuação. Os comissários de bordo tem um procedimento de segurança que requer a confirmação de que, por exemplo, não existe um incêndio no exterior antes de abrir uma porta e começar uma evacuação”, explicou.

Além disso, frisou, o principal obstáculo de um avião sem janelas pode ser a própria percepção dos viajantes, já que voar pode ser um pouco “claustrofóbico” e a viagem pode “causar ansiedade” em alguns passageiros.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pequena (e estranha) galáxia orbita a Via Láctea; e ninguém sabe como

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita muito perto da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendido os cientistas – pois ninguém sabe ao certo como …

Cientistas podem ter descoberto por que a menstruação dói tanto

Um grupo de cientistas pode ter descoberto novas pistas que ajudam a explicar o motivo da dor menstrual e por que os sintomas pré-menstruais (TPM) podem ser tão dolorosos para algumas mulheres.  Em um grande estudo …

Sepultura mais antiga que as pirâmides do Egito é encontrada na Rússia

Uma equipe de arqueólogos encontrou uma sepultura antiga na proximidades da cidade de Aksay, na região de Rostov, na Rússia, área onde será construída uma rodovia, revelou a empresa estatal Avtodor. De acordo com os cientistas, …

Matemática desvenda (finalmente) quem escreveu "In My Life", dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música “In My Life”, um dos sucessos dos Beatles, a matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Já pode ser muito tarde para salvar o Taj Mahal

O Taj Mahal, monumento que é cartão postal da índia, tem ficado amarelado devido à poluição. O Supremo Tribunal indiano já ameaçou o governo: “ou restauram ou demolem”. Há um ditado que diz que o Taj …

Amazônia: pesca ilegal e desmatamento estão associados a paraísos fiscais

Nesta segunda-feira (13), cientistas pediram uma maior transparência no uso de paraísos fiscais por empresas envolvidas em atividades que prejudicaram os oceanos e a floresta tropical da Amazônia. Em um estudo publicado na Nature Ecology and …

Participação de transexuais nas eleições dos EUA é a maior da história

A participação de pessoas transgênero nas eleições de meio-termo nos Estados Unidos – que serão realizadas em novembro - já é a maior da história norte-americana. Pelo menos 43 candidatos se apresentaram na fase das …

Estudo mostra que Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti

Estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco revela que o vírus Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti. De acordo com pesquisadores, imigrantes ilegais e militares brasileiros que participaram da missão de paz …

Jacarta, a capital da Indonésia, pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. “A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é brincadeira”, adverte Heri Andreas, cientista do …

Cabral admite ter recebido R$ 5 milhões de caixa 2 do Rei Arthur (mas "nunca aceitou propina")

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral sustentou, em depoimento à Justiça Federal, que todo o dinheiro que recebeu era recurso de caixa 2 e que nunca aceitou propina. Ele foi interrogado nesta segunda-feira (13) pelo juiz Marcelo Bretas, …