Galáxia transparente “impossível” não tem matéria escura; e agora?

Astrônomos fizeram uma extraordinária e misteriosa descoberta: pela primeira vez, uma equipe encontrou uma galáxia que parece não ter matéria escura; uma galáxia transparente. Trata-se da NGC1052-DF2, que tem mais ou menos o tamanho da Via Láctea e intriga os cientistas.

A matéria escura e a energia escura são dois conceitos fundamentais na compreensão do Cosmos, já que é neles que se procura a explicação para muitos dos enigmas da expansão do Universo. Há, inclusive, algumas galáxias que apresentam o dobro da matéria escura. por isso, encontrar uma galáxia “transparente” é ainda mais curioso.

É o caso da NGC1052-DF2, uma pequena galáxia a 65 milhões de anos-luz de distância da Terra, que parece não ter matéria escura. Os astrônomos acreditam que existe dentro das galáxias um material que impulsiona seu movimento, e, embora não saibam o que é exatamente, o definiram como matéria escura.

É através de sombras ou interações gravitacionais que os cientistas detectam a matéria escura – algo que não aconteceu com essa galáxia. Além disso, os cientistas descobriram que os objetos da galáxia se movem mais lentamente, ou seja, a massa no interior da galáxia é pouca ou, então, desprovida de matéria escura.

“Encontrar uma galáxia sem matéria escura é algo inesperado porque essa substância misteriosa invisível é o aspecto mais dominante de qualquer galáxia”, disse o autor do estudo e cientista da Universidade de Yale (EUA), Pieter van Dokkum, citado pelo Science Alert.

No artigo científico, publicado na semana passada na Nature, os cientistas referem que uma galáxia sem matéria escura é uma revolução e que a descoberta obriga a repensar o que se sabe sobre a forma como funcionam as galáxias.

Foi através do telescópio espacial Hubble que os astrônomos determinaram o tamanho e o brilho da NGC 1052-DF2. Essa galáxia, um pouco menor que a Via Láctea, tem 250 vezes menos estrelas, o que a classificou como ultradifusa, explica o Diário de Notícias.

“Passei horas olhando para a imagem. É extraordinária: uma bolha gigantesca tão esparsa que é possível ver outras galáxias através dela. É literalmente uma galáxia transparente”, comentou Pieter van Dokkum da Universidade de Yale.

Mas as surpresas não param por aí. Quando tentaram calcular a massa da galáxia, chegaram à conclusão que o total é igual à massa das estrelas visíveis. A NGC 1052-DF2 é mesmo a única até agora sem matéria escura.

Allison Merritt, também da Universidade de Yale e do Instituto Max Planck da Alemanha, refere que a matéria escura “é convencionalmente entendida como parte fundamental das galáxias, como se fosse a cola que as mantém unidas e a base sobre as quais são formadas”.

Os cientistas ainda não têm uma explicação concreta para a falta de matéria escura, mas já colocaram em cima da mesa algumas hipóteses, como o fato de o nascimento de muitas estrelas gigantes ter feito desaparecer todo o gás e matéria escura dessa galáxia ou o crescimento enorme da galáxia vizinha NGC 1052.

A equipe procura agora mais galáxias sem matéria escura. Para isso, analisam imagens do telescópio Hubble de 23 galáxias ultradifusas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …