Galáxia transparente “impossível” não tem matéria escura; e agora?

Astrônomos fizeram uma extraordinária e misteriosa descoberta: pela primeira vez, uma equipe encontrou uma galáxia que parece não ter matéria escura; uma galáxia transparente. Trata-se da NGC1052-DF2, que tem mais ou menos o tamanho da Via Láctea e intriga os cientistas.

A matéria escura e a energia escura são dois conceitos fundamentais na compreensão do Cosmos, já que é neles que se procura a explicação para muitos dos enigmas da expansão do Universo. Há, inclusive, algumas galáxias que apresentam o dobro da matéria escura. por isso, encontrar uma galáxia “transparente” é ainda mais curioso.

É o caso da NGC1052-DF2, uma pequena galáxia a 65 milhões de anos-luz de distância da Terra, que parece não ter matéria escura. Os astrônomos acreditam que existe dentro das galáxias um material que impulsiona seu movimento, e, embora não saibam o que é exatamente, o definiram como matéria escura.

É através de sombras ou interações gravitacionais que os cientistas detectam a matéria escura – algo que não aconteceu com essa galáxia. Além disso, os cientistas descobriram que os objetos da galáxia se movem mais lentamente, ou seja, a massa no interior da galáxia é pouca ou, então, desprovida de matéria escura.

“Encontrar uma galáxia sem matéria escura é algo inesperado porque essa substância misteriosa invisível é o aspecto mais dominante de qualquer galáxia”, disse o autor do estudo e cientista da Universidade de Yale (EUA), Pieter van Dokkum, citado pelo Science Alert.

No artigo científico, publicado na semana passada na Nature, os cientistas referem que uma galáxia sem matéria escura é uma revolução e que a descoberta obriga a repensar o que se sabe sobre a forma como funcionam as galáxias.

Foi através do telescópio espacial Hubble que os astrônomos determinaram o tamanho e o brilho da NGC 1052-DF2. Essa galáxia, um pouco menor que a Via Láctea, tem 250 vezes menos estrelas, o que a classificou como ultradifusa, explica o Diário de Notícias.

“Passei horas olhando para a imagem. É extraordinária: uma bolha gigantesca tão esparsa que é possível ver outras galáxias através dela. É literalmente uma galáxia transparente”, comentou Pieter van Dokkum da Universidade de Yale.

Mas as surpresas não param por aí. Quando tentaram calcular a massa da galáxia, chegaram à conclusão que o total é igual à massa das estrelas visíveis. A NGC 1052-DF2 é mesmo a única até agora sem matéria escura.

Allison Merritt, também da Universidade de Yale e do Instituto Max Planck da Alemanha, refere que a matéria escura “é convencionalmente entendida como parte fundamental das galáxias, como se fosse a cola que as mantém unidas e a base sobre as quais são formadas”.

Os cientistas ainda não têm uma explicação concreta para a falta de matéria escura, mas já colocaram em cima da mesa algumas hipóteses, como o fato de o nascimento de muitas estrelas gigantes ter feito desaparecer todo o gás e matéria escura dessa galáxia ou o crescimento enorme da galáxia vizinha NGC 1052.

A equipe procura agora mais galáxias sem matéria escura. Para isso, analisam imagens do telescópio Hubble de 23 galáxias ultradifusas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Plataforma de gelo no Canadá quebra e cria iceberg pouco menor que Vitória, do Espírito Santo

Após um aquecimento de cerca de 9 ºC nas últimas décadas, a Milne, considerada "a última plataforma de gelo completa" no mundo, perdeu uma grande parte, formando um iceberg. Uma das maiores plataformas de gelo no …

Cientistas propõe adicionar drogas psicoativas na água potável

Pesquisadores do Reino Unido propuseram uma idéia radical para reduzir a taxa de suicídios: incluir o medicamento psicoativo lítio — um estabilizador de humor — na água potável da população. Parece uma idéia completamente radical, mas …

Magnata da mídia é preso em Hong Kong

Jimmy Lai, crítico do regime de Pequim e proprietário de jornal pró-democracia, foi detido com base em nova lei de segurança nacional imposta pela China. O empresário Jimmy Lai, uma das figuras mais influentes do movimento …

Twitter entra na briga pela compra do TikTok e pode fundir redes sociais

O banimento do TikTok nos Estados Unidos virou uma verdadeira novela mexicana. O aplicativo chinês, que tem até 45 dias para encontrar uma companhia americana para assumir suas operações no país e não ser bloqueado …

Motoboy é vítima de racismo de homem branco: "Você tem inveja disso aqui [minha cor]"

A manhã de sexta-feira (7) começou com mais um caso de racismo no Brasil. Um vídeo que viralizou no Twitter registra um homem branco fazendo injúrias raciais contra um entregador de delivery. As fortes imagens são …

‘Grande ameaça à saúde pública’: cientistas descobrem mutação resistente a remédio contra a malária

Pesquisadores em Ruanda identificaram uma cepa do parasita causador da malária que é resistente a medicamentos. O estudo, publicado na revista Nature, revelou que os parasitas eram capazes de resistir ao tratamento com a artemisinina, um …

Brasil, um ano no foco da crítica ambiental mundial

Em agosto de 2019, país virou pária ambiental devido a incêndios e aumento do desmatamento. Bolsonaro reagiu com agressividade e insultos. Agora, aumenta a pressão de investidores estrangeiros por uma mudança de rumo. Foi uma catástrofe …

Com medo da Covid-19, Venezuela discrimina venezuelanos que voltam ao país

Várias medidas vêm sendo aplicadas na Venezuela para conter a Covid-19. Um estádio foi transformado em hospital de campanha, blocos de concreto foram colocados nas vias, festas estão proibidas e há um canal de …

Centro Gamalei, desenvolvedor de vacina russa, explica como funciona e se há riscos para o paciente

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei falou sobre os testes da vacina, que será registrada oficialmente na quarta-feira (12). As partículas do coronavírus na vacina da COVID-19 não podem prejudicar …

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …