Galáxia transparente “impossível” não tem matéria escura; e agora?

Astrônomos fizeram uma extraordinária e misteriosa descoberta: pela primeira vez, uma equipe encontrou uma galáxia que parece não ter matéria escura; uma galáxia transparente. Trata-se da NGC1052-DF2, que tem mais ou menos o tamanho da Via Láctea e intriga os cientistas.

A matéria escura e a energia escura são dois conceitos fundamentais na compreensão do Cosmos, já que é neles que se procura a explicação para muitos dos enigmas da expansão do Universo. Há, inclusive, algumas galáxias que apresentam o dobro da matéria escura. por isso, encontrar uma galáxia “transparente” é ainda mais curioso.

É o caso da NGC1052-DF2, uma pequena galáxia a 65 milhões de anos-luz de distância da Terra, que parece não ter matéria escura. Os astrônomos acreditam que existe dentro das galáxias um material que impulsiona seu movimento, e, embora não saibam o que é exatamente, o definiram como matéria escura.

É através de sombras ou interações gravitacionais que os cientistas detectam a matéria escura – algo que não aconteceu com essa galáxia. Além disso, os cientistas descobriram que os objetos da galáxia se movem mais lentamente, ou seja, a massa no interior da galáxia é pouca ou, então, desprovida de matéria escura.

“Encontrar uma galáxia sem matéria escura é algo inesperado porque essa substância misteriosa invisível é o aspecto mais dominante de qualquer galáxia”, disse o autor do estudo e cientista da Universidade de Yale (EUA), Pieter van Dokkum, citado pelo Science Alert.

No artigo científico, publicado na semana passada na Nature, os cientistas referem que uma galáxia sem matéria escura é uma revolução e que a descoberta obriga a repensar o que se sabe sobre a forma como funcionam as galáxias.

Foi através do telescópio espacial Hubble que os astrônomos determinaram o tamanho e o brilho da NGC 1052-DF2. Essa galáxia, um pouco menor que a Via Láctea, tem 250 vezes menos estrelas, o que a classificou como ultradifusa, explica o Diário de Notícias.

“Passei horas olhando para a imagem. É extraordinária: uma bolha gigantesca tão esparsa que é possível ver outras galáxias através dela. É literalmente uma galáxia transparente”, comentou Pieter van Dokkum da Universidade de Yale.

Mas as surpresas não param por aí. Quando tentaram calcular a massa da galáxia, chegaram à conclusão que o total é igual à massa das estrelas visíveis. A NGC 1052-DF2 é mesmo a única até agora sem matéria escura.

Allison Merritt, também da Universidade de Yale e do Instituto Max Planck da Alemanha, refere que a matéria escura “é convencionalmente entendida como parte fundamental das galáxias, como se fosse a cola que as mantém unidas e a base sobre as quais são formadas”.

Os cientistas ainda não têm uma explicação concreta para a falta de matéria escura, mas já colocaram em cima da mesa algumas hipóteses, como o fato de o nascimento de muitas estrelas gigantes ter feito desaparecer todo o gás e matéria escura dessa galáxia ou o crescimento enorme da galáxia vizinha NGC 1052.

A equipe procura agora mais galáxias sem matéria escura. Para isso, analisam imagens do telescópio Hubble de 23 galáxias ultradifusas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …