Algumas coisas que acontecem conosco, por mais que sejam difíceis, podem ser uma oportunidade maravilhosa de mudarmos, começarmos do zero e dar início a uma nova etapa de sucesso, que é exatamente o que a carioca Fernanda Colaço fez, quando tinha apenas 15 anos e montou uma fábrica de chinelos.
Tudo começou quando a empresa de seu pai pegou fogo e sem seguro, ele teve que reerguer a empresa. Nesta época o sustento da casa ficava por conta de sua mãe e Fernanda teve que mudar para um colégio mais barato, no bairro de Humaitá, no Rio de Janeiro. Foi quando sua mãe perdeu o emprego.
Segundo à Folha, foi esse o impulso necessário para Fernanda ter uma ideia genial, que garantiu o sustento de sua família por 5 anos, pagou sua universidade e pagará o MBA que ela vai fazer na América do Norte ainda este ano.
Fernanda, com algumas amigas do colégio fizeram um curso de empreendedorismo ainda na escola. O curso era resultado de uma parceria entre o colégio e a Instituição Junior Achievement e durou 15 semanas. Lá, elas aprenderam sobre planos de negócios, vendas, produção e contabilidade.
A ideia que elas tiveram parece simples, mas é perfeita para uma cidade como o Rio de Janeiro. Ela e mais 3 amigas compravam havaianas lisas, arrancavam as fitas, fatiavam a sola no meio, colavam o tecido na parte de cima e remontavam a sandália inteira. Isso foi em 2006, uma época em que ainda não existiam havaianas estampadas.
Seus chinelos fizeram tanto sucesso e foram tantas encomendas que elas tinham de trabalhar de segunda à sexta e acabaram ganhando um prêmio de rentabilidade. Quando o curso acabou, o negócio continuou e as encomendas aumentando cada vez mais.
E então sua mãe entrou no negócio, já que estava com tempo livre, dedicou-se então 100% ao empreendimento da filha. Em 2013, Fernanda se formou em design, pela PUC – RJ e foi graças a sua ideia e ao seu esforço, que seu pai pode reerguer sua empresa.
Sobre a Junior Achievement
É uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a JA os estimula e desenvolve para o mercado de trabalho. Através do método “Aprender fazendo”, pioneirismo em educação financeira, preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo, geram caminhos para empregabilidade e criação de empregos.
Ciberia // Razões para Acreditar