Pai faz vestibular e entra no mesmo curso que o filho autista para protegê-lo

Com 22 anos, Erick é um jovem que desde os 7 anos convive com o autismo, o que não o impediu de conquistar seus objetivos e inclusive se tornar aluno do curso de Gestão Empresarial da Fatec de Guaratinguetá, cidade do interior de São Paulo.

Tudo se transformou quando o jovem começou a relatar problemas de socialização com os colegas e aparentando desânimo ameaçou abandonar o curso.

Para evitar que o filho deixasse de lado um grande sonho de sua vida o pai, Eduardo Cabral, tomou uma atitude inusitada, mas que demonstra a importância de uma base familiar sólida. Ele se matriculou no mesmo curso de Erick.

Militar da reserva, Eduardo nunca tinha cursado o nível superior e, agora, além de poder dar apoio ao garoto, tem a chance de concluir uma faculdade e aprender uma nova profissão.

Ele queria desistir e eu não podia deixar isso acontecer. Nós precisamos de apoio, em que precisamos falar sobre o assunto para conscientizar as pessoas”, declarou ao G1.

(dr) Eduardo Cabral

Eduardo Cabral ao lado do filho, Erick

Vamos falar sobre autismo?

A partir de dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, estima-se que o Brasil possua 2 milhões de autistas, resultando em um caso confirmado a cada 110 pessoas.

Em São Paulo, são 300 mil ocorrências foram registradas, é o que diz a revista Espaço Aberto, da Universidade de São Paulo (USP).

São muitas as incertezas acerca das causas do autismo. Mas, em 2014 um grupo de pesquisadores do Projeto Genoma foram responsáveis por um passo importante ao descobrirem um dos genes de predisposição ao autismo, o TRPC6, que com alterações levariam aos problemas nos neurônios.

A intensidade dos sintomas de autismo pode variar em função da existência de uma série de graus, ou seja uma criança no extremo tem seu comportamento comprometido, ao passo que uma de grau leve pode ser extremamente inteligente.

“Enquanto alguns não falam nem se comunicam, alguns autistas são muito inteligentes. O diagnóstico e tratamento precoces, com a criança de até um ano e meio, é o grande salto nos países desenvolvidos”, explica Estevão Vadasz, professor do Instituto de Psiquiatria da USP a revista Espaço Aberto.

Os avanços continuam surgindo, mas uma coisa é fato um pessoa com autismo tem capacidades totais de conviver em todos os ambientes sociais e não pode de forma alguma ser discriminada.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …