Gato ganha na Justiça o direito de passear em shopping do Rio

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na área comum do estabelecimento. Agora, o tribunal deu provimento a uma medida cautelar, permitindo assim que o animal se ande à vontade pelo shopping.

Rubinho Correia, nome pelo qual o gato mais famoso de Copacabana é conhecido, estava acostumado a passear pelas artérias do centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro. No entanto, viu há cerca de três meses sua liberdade restringida, quando a administração do empreendimento proibiu o animal de circular na área comum.

O caso parou na Justiça. No fim da semana passada, a primeira decisão deu razão a Rubinho. Segundo O Globo, a juíza Marcia Correia Hollanda, da 47ª Vara Cível, deu provimento a uma medida cautelar, permitindo assim que o animal ande à vontade no espaço.

O Diário de Notícias ressalva que essa não é a decisão final, uma vez que o processo terá ainda que ir a julgamento, para que haja sentença transitada em julgado. Ainda assim, a medida jurídica foi recebida com muito entusiasmo tanto pelo dono quanto pelos inúmeros fãs de Rubinho.

Pedro Duarte Correia tem 84 anos e é proprietário de uma loja no shopping. Foi ele que adotou Rubinho há oito anos, e frisou ao jornal o motivo pelo qual a batalha judicial é tão importante: como se viu impedido de passear, Rubinho “ficou doente. Chegou ao ponto de não querer mais comer“, contou.

Na ação que Pedro Correia interpôs em tribunal foi anexado um relatório no qual se sustenta que o cativeiro forçado o deixava “sob efeito de estresse e risco de depressão“. Estes argumentos convenceram a juíza, que considerou que “pela idade de Rubinho – prováveis 10 anos – o animal não consegue mais se adaptar a tal medida”.

Os fãs de Rubinho, os amigos humanos que muitas vezes passavam pelo felino e o cumprimentavam com uma carícia, também não se conformaram com a situação.

Aliás, uma petição pela concessão de direito de liberdade ao Rubinho, e pela anulação da multa que a administração do shopping aplicou a Pedro Correia por ter recusado prender o animal, reuniu rapidamente mais de 5 mil assinaturas.

Além disso, as redes sociais se encheram de apelos, tornando viral a notícia da decisão judicial. Há, inclusive, quem chame a história de “a melhor notícia do mês”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Hoje eu vi no “Domingo Espetacular” a reportagem sobre o gato Rubinho. Tem uma praga de uma mulher, não sei se essa maldita é a síndica, que claramente quer prejudicar o bichinho e diz que ele apresenta perigo – perigo como, coisa ruim, nem que ele quisesse. Deixe de ser ruim. Já que você não faz bem ao animal, deixe os outros fazer. O bichinho também precisa viver. Coitadinho, tem carinho de tanta gente,mas parece que isso te incomoda e desperta em você a vontade de fazer-lhe mal porque o mesmo não tem ou não teria como se defender.
    Vai pro inferno, que é o lugar de espírito ruim igual ao seu.Ele está lá há oito anos no shopping e nunca causou mal a ninguém, só a você, que demonstra não gostar do bem.
    Só mesmo a piedade de Deus para pessoas como você, se é que você acredita em Deus.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …