Gato ganha na Justiça o direito de passear em shopping do Rio

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na área comum do estabelecimento. Agora, o tribunal deu provimento a uma medida cautelar, permitindo assim que o animal se ande à vontade pelo shopping.

Rubinho Correia, nome pelo qual o gato mais famoso de Copacabana é conhecido, estava acostumado a passear pelas artérias do centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro. No entanto, viu há cerca de três meses sua liberdade restringida, quando a administração do empreendimento proibiu o animal de circular na área comum.

O caso parou na Justiça. No fim da semana passada, a primeira decisão deu razão a Rubinho. Segundo O Globo, a juíza Marcia Correia Hollanda, da 47ª Vara Cível, deu provimento a uma medida cautelar, permitindo assim que o animal ande à vontade no espaço.

O Diário de Notícias ressalva que essa não é a decisão final, uma vez que o processo terá ainda que ir a julgamento, para que haja sentença transitada em julgado. Ainda assim, a medida jurídica foi recebida com muito entusiasmo tanto pelo dono quanto pelos inúmeros fãs de Rubinho.

Pedro Duarte Correia tem 84 anos e é proprietário de uma loja no shopping. Foi ele que adotou Rubinho há oito anos, e frisou ao jornal o motivo pelo qual a batalha judicial é tão importante: como se viu impedido de passear, Rubinho “ficou doente. Chegou ao ponto de não querer mais comer“, contou.

Na ação que Pedro Correia interpôs em tribunal foi anexado um relatório no qual se sustenta que o cativeiro forçado o deixava “sob efeito de estresse e risco de depressão“. Estes argumentos convenceram a juíza, que considerou que “pela idade de Rubinho – prováveis 10 anos – o animal não consegue mais se adaptar a tal medida”.

Os fãs de Rubinho, os amigos humanos que muitas vezes passavam pelo felino e o cumprimentavam com uma carícia, também não se conformaram com a situação.

Aliás, uma petição pela concessão de direito de liberdade ao Rubinho, e pela anulação da multa que a administração do shopping aplicou a Pedro Correia por ter recusado prender o animal, reuniu rapidamente mais de 5 mil assinaturas.

Além disso, as redes sociais se encheram de apelos, tornando viral a notícia da decisão judicial. Há, inclusive, quem chame a história de “a melhor notícia do mês”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Hoje eu vi no “Domingo Espetacular” a reportagem sobre o gato Rubinho. Tem uma praga de uma mulher, não sei se essa maldita é a síndica, que claramente quer prejudicar o bichinho e diz que ele apresenta perigo – perigo como, coisa ruim, nem que ele quisesse. Deixe de ser ruim. Já que você não faz bem ao animal, deixe os outros fazer. O bichinho também precisa viver. Coitadinho, tem carinho de tanta gente,mas parece que isso te incomoda e desperta em você a vontade de fazer-lhe mal porque o mesmo não tem ou não teria como se defender.
    Vai pro inferno, que é o lugar de espírito ruim igual ao seu.Ele está lá há oito anos no shopping e nunca causou mal a ninguém, só a você, que demonstra não gostar do bem.
    Só mesmo a piedade de Deus para pessoas como você, se é que você acredita em Deus.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …

As celebridades no esporte que adoram poker - 7 esportistas que jogam poker por lazer!

O poker está cada dia mais alcançando um status como esporte e poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico. Desde 2009, o poker é considerado mundialmente como um esporte da mente pela International Mind Sports …

Tiro de PM causou morte da menina Ágatha no Rio, aponta inquérito

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou nesta terça-feira (19/11) que um cabo da Polícia Militar foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) pela morte de Ágatha Vitória Sales Félix, de …