Gato ganha na Justiça o direito de passear em shopping do Rio

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na área comum do estabelecimento. Agora, o tribunal deu provimento a uma medida cautelar, permitindo assim que o animal se ande à vontade pelo shopping.

Rubinho Correia, nome pelo qual o gato mais famoso de Copacabana é conhecido, estava acostumado a passear pelas artérias do centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro. No entanto, viu há cerca de três meses sua liberdade restringida, quando a administração do empreendimento proibiu o animal de circular na área comum.

O caso parou na Justiça. No fim da semana passada, a primeira decisão deu razão a Rubinho. Segundo O Globo, a juíza Marcia Correia Hollanda, da 47ª Vara Cível, deu provimento a uma medida cautelar, permitindo assim que o animal ande à vontade no espaço.

O Diário de Notícias ressalva que essa não é a decisão final, uma vez que o processo terá ainda que ir a julgamento, para que haja sentença transitada em julgado. Ainda assim, a medida jurídica foi recebida com muito entusiasmo tanto pelo dono quanto pelos inúmeros fãs de Rubinho.

Pedro Duarte Correia tem 84 anos e é proprietário de uma loja no shopping. Foi ele que adotou Rubinho há oito anos, e frisou ao jornal o motivo pelo qual a batalha judicial é tão importante: como se viu impedido de passear, Rubinho “ficou doente. Chegou ao ponto de não querer mais comer“, contou.

Na ação que Pedro Correia interpôs em tribunal foi anexado um relatório no qual se sustenta que o cativeiro forçado o deixava “sob efeito de estresse e risco de depressão“. Estes argumentos convenceram a juíza, que considerou que “pela idade de Rubinho – prováveis 10 anos – o animal não consegue mais se adaptar a tal medida”.

Os fãs de Rubinho, os amigos humanos que muitas vezes passavam pelo felino e o cumprimentavam com uma carícia, também não se conformaram com a situação.

Aliás, uma petição pela concessão de direito de liberdade ao Rubinho, e pela anulação da multa que a administração do shopping aplicou a Pedro Correia por ter recusado prender o animal, reuniu rapidamente mais de 5 mil assinaturas.

Além disso, as redes sociais se encheram de apelos, tornando viral a notícia da decisão judicial. Há, inclusive, quem chame a história de “a melhor notícia do mês”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Hoje eu vi no “Domingo Espetacular” a reportagem sobre o gato Rubinho. Tem uma praga de uma mulher, não sei se essa maldita é a síndica, que claramente quer prejudicar o bichinho e diz que ele apresenta perigo – perigo como, coisa ruim, nem que ele quisesse. Deixe de ser ruim. Já que você não faz bem ao animal, deixe os outros fazer. O bichinho também precisa viver. Coitadinho, tem carinho de tanta gente,mas parece que isso te incomoda e desperta em você a vontade de fazer-lhe mal porque o mesmo não tem ou não teria como se defender.
    Vai pro inferno, que é o lugar de espírito ruim igual ao seu.Ele está lá há oito anos no shopping e nunca causou mal a ninguém, só a você, que demonstra não gostar do bem.
    Só mesmo a piedade de Deus para pessoas como você, se é que você acredita em Deus.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …