Um mutirão de 200 pessoas ajudou a salvar uma baleia jubarte que ficou encalhada na Praia Rasa, em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. O animal pesa cerca de 28 toneladas e mede 13 metros. O resgate durou um dia inteiro.
Os moradores e turistas de Búzios jogaram água sobre a baleia para formar uma piscina artificial em torno dela, enquanto esperavam a ajuda do Corpo de Bombeiros e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Biodindicadores, da Uerj.
O animal conseguiu voltar para o mar aberto com a ajuda de uma retroescavadeira e de cordas puxadas por três barcos de moradores, segundo informações do EXTRA.
A baleia ficou encalhada por volta das 16h de quarta-feira (23) e só foi retirada de lá 24h depois. Os socorristas – biólogos, veterinários e voluntários – tiveram que correr contra o tempo para salvá-la. O sofrimento da jubarte era tão grande que foi preciso providenciar um analgésico para amenizar suas dores.
Os voluntários e profissionais do Corpo de Bombeiros e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores comemoraram o retorno da jubarte para o mar com com palmas e gritos de felicidade.