O comandante das Forças Armadas da Estônia declarou, em entrevista ao jornal alemão Bild, que a Rússia se prepara para uma guerra em grande escala contra os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Segundo o general estoniano Riho Terras, comandante das Forças Armadas do país báltico, durante as manobras militares Zapad 2017, Moscou treinou uma campanha militar contra a aliança atlântica na Europa.
“A campanha foi dirigida não apenas contra os países bálticos, mas contra todos os países do mar do Norte ao mar Negro. A escala dos treinos superou significativamente a que foi anunciada oficialmente”, afirmou o general ao jornal alemão Bild.
Riho Terras destaca que as manobras Zapad 2017 foram na realidade uma simulação de um “ataque em grande escala contra a Otan“. Terras afirma que as tropas estonianas estão prontas para qualquer cenário, mas que apenas podem “agir com eficácia” com o apoio das forças armadas dos países aliados.
Os exercícios estratégicos Zapad 2017 ocorreram entre 14 e 20 de setembro, tendo ocorrido no território da Bielorrússia e em três regiões da Rússia. As manobras causaram preocupações aos países da Otan e entre as autoridades da Ucrânia, que reclamam da falta de transparência da Rússia.
Entretanto, a diplomacia russa, comentando o assunto, afirmou que o número de efetivos e equipamentos envolvidos nos Zapad 2017 não atinge o nível a partir do qual é obrigatória a observação internacional prevista no Acordo de Viena da OSCE de 2011.
Ciberia // Sputnik News / ZAP