Governo pede aos suecos que se preparem para a guerra

jameslosey / Flickr

Palácio de Drottningholm, em Estocolmo, na Suécia

O governo da Suécia está preparando a sua população para a eventualidade de uma guerra ou de algum tipo de catástrofe natural, ataque terrorista ou ciberataque assolar o país. Uma iniciativa preventiva, mas que pode ser um sinal de uma preocupação real.

As autoridades suecas vão distribuir uma revista com 20 páginas por 4,8 milhões de casas, abrangendo cerca de 10 milhões de pessoas, com o intuito de ensiná-las o que devem fazer perante situações de crise extrema, como uma guerra, catástrofes naturais, ciberataques ou terrorismo.

Esse folheto informativo será enviado entre 28 de maio e 3 de junho, e será distribuído em 13 idiomas diferentes, incluindo árabe, persa, russo e somali.

“Mesmo que a Suécia seja mais segura que muitos outros países, as ameaças à nossa segurança e independência existem”, diz na revista intitulada “Se a crise ou a guerra chegarem” (“Om krisen eller kriget kommer”, na versão original em sueco).

Durante a Segunda Guerra Mundial, foram distribuídos panfletos semelhantes, apesar de a Suécia ter se mantido afastada do conflito.

A revista que será distribuída agora explica como assegurar comida, água e aquecimento em caso de guerra ou catástrofe, ou como resolver problemas como a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e o fato de internet e celulares não funcionarem.

Inclui “dicas” para reservar água em garrafas, roupas quentes e sacos de dormir, bem como para ter uma reserva de comida não perecível que possam ser “preparadas rapidamente, com pouca água ou que possam ser comidas sem preparação”.

Além disso, também alerta que em caso de guerra, qualquer pessoa, com idade entre 16 e 70 anos, pode ser convocada para dar seu contributo.

Por outro lado, refere os riscos de uma “ciberguerra”, avisando que é preciso confirmar as fontes de informação porque já há “estados e organizações tentando influenciar nossos valores e a forma como agimos”.

Embora a Rússia não seja citada no documento, aquela parece ser uma nota claramente dirigida ao país de Vladimir Putin, que teria influenciado os resultados das eleições nos EUA, de modo a eleger Donald Trump, e o referendo do Brexit, através de ações pela internet.

Em dezembro de 2017, o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, chegou a alertar para o receio de que a Rússia corte a internet mundial, danificando os cabos submarinos por onde passam 97% das comunicações globais.

A Suécia tem discutido a possibilidade de aderir à Otan, numa época em que se especula que a Rússia poderia entrar numa guerra de grande escala contra a entidade.

Após a anexação da Crimeia por parte da Rússia, em 2014, foram intensificadas as preocupações suecas com a segurança interna, até porque submarinos e aviões russos levaram a cabo incursões não autorizadas no espaço aéreo e nas águas territoriais do país nórdico.

Após anos de cortes orçamentais na área da Defesa, em um país que não vive um conflito armado há cerca de dois séculos, a Suécia reintroduziu recentemente o serviço militar obrigatório, sete anos depois da sua supressão.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …