A possibilidade de guerra entre a Europa e a Rússia está em crescimento, lê-se no relatório da Conferência de Segurança de Munique, que será realizada de 16 a 18 de fevereiro.
A informação do documento foi divulgada pelo site Express.co.uk. No relatório intitulado “To the brink – and back?” (algo como “Até o limite – e de volta?”), é dito que o risco de confrontos não premeditados entre Moscou e o Ocidente aumenta por causa do não cumprimento de acordos do controle de armas, do posicionamento das forças complementares e devido ao aumento das tensões por causa de manobras militares.
“Nesta situação horrível, erros de cálculos e mal-entendidos podem causar uma guerra”, afirma o relatório.
Além disso, o texto nota que o processo de normalização das relações entre a Rússia e o Ocidente é agravado pelo conflito no leste ucraniano. A decisão dos EUA sobre os fornecimentos das armas letais a Kiev cria o risco de “endurecer” a situação atual.
No relatório, é comunicado que uma série de países membros da União Europeia cada vez mais expressa o ceticismo em relação ao processo da integração europeia, enquanto que a Polônia e a Hungria estão em “confronto direto” com Bruxelas.
A Conferência de Segurança de Munique é um dos fóruns informais mais importantes do mundo, onde são discutidos os problemas políticos atuais referentes ao equilíbrio de poder nas relações internacionais e a consolidação da ordem mundial democrática.
A primeira conferência ocorreu em 1963, como um encontro informal dos representantes dos Ministérios da Defesa dos membros da Otan. Desde 1998, o fórum é financiado pelo governo alemão, a partir do orçamento do Ministério da Defesa da Alemanha.
Ciberia // Sputnik News / ZAP