Base militar “secreta” dos EUA é descoberta perto da fronteira com Rússia, expõe emissora

Uma base “secreta” das Forças Especiais do Exército dos EUA está operando na Estônia desde 2014, comunicou uma mídia estoniana, após alegadamente ter tido acesso às instalações.

Embora a presença de um contingente da OTAN na Estônia, um país báltico na fronteira noroeste da Rússia, nunca tenha sido segredo, a presença de tropas americanas em uma alegada base secreta era aparentemente uma informação confidencial bem guardada.

Contudo, o “segredo” do local foi descoberto pela emissora estoniana ERR, depois de um dos seus jornalistas ter simplesmente analisado os registos públicos do Departamento de Defesa dos EUA.

Os meios de comunicação locais sempre tentaram encobrir o fato de Washington ter uma base militar na região, chamando-a de “instalação de treino e operações não especificada”.

Denúncia da base

A emissora denunciou involuntariamente o “segredo” do local, uma vez que os EUA nunca reconheceram ter instalações militares na Estônia, onde oficialmente estão destacadas apenas tropas da OTAN do Reino Unido na base militar de Tapa.

De acordo com os documentos do Departamento de Defesa americano, os US$ 15,7 milhões atribuídos à base militar estoniana serão utilizados para a construção de uma série de instalações, incluindo quartéis, armazéns de armamento e uma área de limpeza de armas.

Após meio ano de investigação, os jornalistas da ERR conseguiram entrar no território dessa base, que supostamente acomoda um regimento das Forças Especiais dos EUA em regime de rotação.

A base foi estabelecida em 2014, depois que as relações entre a vizinha Rússia e o Ocidente começaram sua espiral descendente, segundo o coronel do Exército americano Kevin Stringer, citado pela emissora.

Relatos anteriores

Esta não é a primeira vez que bases americanas “secretas” são acidentalmente reveladas ao público e aos seus possíveis adversários por mero acaso ou falta de supervisão.

Em novembro de 2017, um popular aplicativo de fitness para celulares, chamado Strava, publicou o mapa indicando a localização de seus usuários mais ativos. Para surpresa de muitos, algumas das maiores concentrações não estavam localizados em cidades ou centros esportivos, mas no meio do nada.

Como alguns desses aglomerados coincidiam com locais onde havia bases militares pertencentes aos EUA, várias mídias sugeriram que o aplicativo estava sendo usado por soldados em suas sessões de treinamento. Assim, muitas das concentrações não atribuídas podiam também pertencer a bases secretas dos EUA.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …