Neurotransmissor pode influenciar generosidade de forma diferente em homens e mulheres

Homens e mulheres obtêm impulsos ligeiramente diferentes de dopamina, a droga neurológica da felicidade, quando realizam atos altruístas, de acordo com um novo estudo. Mas antes de cairmos na fácil resposta para isso e dizer coisas como “homens são de Marte, mulheres são de Vênus”, há muito para se pensar em experimentos como este.

Ainda assim, os resultados, publicados na Nature Human Behaviour, sugerem alguma bioquímica interessante por trás dos comportamentos de gênero que podem ajudar a apoiar – ou não – nossas ideias sobre o que significa ser masculino e feminino.

O novo estudo duplo-cego, projetado para identificar se as diferenças na química do nosso cérebro poderiam ajudar a explicar a generosidade, pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, restringiram os receptores de dopamina em um grupo de voluntários e observaram enquanto eles recebiam uma soma em dinheiro.

A dopamina é um neurotransmissor que desempenha um monte de tarefas diferentes no cérebro, uma das quais é ajudar a comunicar prazer e recompensa. Essa sensação de “sentir-se bem” que você tem quando recebe elogios ou consegue um objetivo é em parte mediada por este produto químico.

Os pesquisadores basearam suas pesquisas em uma amostra de 55 participantes – 27 mulheres e 28 homens. Os voluntários foram classificados aleatoriamente em dois grupos antes de receberem com um bloqueador de dopamina chamado amisulprida ou um placebo.

Em seguida, eles receberam duas tarefas. Na primeira, cada um teve que escolher entre ficar com uma quantidade de dinheiro, ou receber uma quantidade menor que seria compartilhada com um amigo do grupo ou com um estranho.

A segunda tarefa serviu de controle. Os participantes receberam uma escolha entre uma pequena recompensa agora ou uma maior se eles esperassem 90 dias. Uma vez avaliados, os dois grupos foram trocados para receber a outra pílula e ser testados novamente.

Os resultados não eram sensíveis, mas estavam determinados a ser significativos. Ao tomar o placebo, as mulheres no estudo escolheram compartilhar 51% das vezes. Por outro lado, os homens fizeram isso em apenas 40% das ocasiões.

Com o bloqueador da dopamina, as mulheres se ofereceram para dividir seu prêmio apenas 45% das vezes. Os homens se tornaram um pouco mais pró-compartilhamento sem a dopamina – em 44% das vezes, mais exatamente.

O estudo indica que, em uma divisão de gênero de participantes do sexo masculino ou feminino, pode haver diferenças no neurotransmissor que os sugere para ser um pouco mais generosos.

Especulação

Entretanto, além dessa variação estatística, tudo é especulação. Ainda não está claro se essa diferença poderia surgir de variações em nossos cromossomos, ou se é um comportamento aprendido, moldado por décadas de condicionamento social.

Criticamente, um grupo de 55 também é um tamanho de amostra bastante pequeno, e as diferenças – embora interessantes – não foram exageradas.

Além disso, como a neurocientista cognitiva Gina Rippon, da Universidade de Aston, no Reino Unido, disse em uma entrevista ao The Guardian, os dados foram agrupados em dois grupos diferentes de participantes realizando tarefas ligeiramente diferentes, apresentando espaço para erros.

Tudo isso de lado, as conclusões levantam algumas questões fascinantes sobre os limites da tomada de decisões e a influência do gênero. Há apenas mais trabalho a ser feito para explorar o que esse resultado realmente poderia significar.

Ao longo da história, os cientistas discutiram as características que separam homens e mulheres e se perguntaram o quanto é a natureza – e profundamente embutido – e quanto é aprendido, sujeito a mudanças.

Experimentos como este oferecem ferramentas para estudar a neuroquímica por trás de comportamentos anti e pró sociais, potencialmente ajudando-nos a entender melhor as sutis interações de genética, expectativas culturais e anatomia.

Quem sabe, poderemos afirmar que homens e mulheres são ambos da Terra, afinal de contas.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …