Google vai parar de sugerir buscas que beneficiem candidatos políticos

(dv) Google

As redes sociais e as plataformas online possuem um papel importantíssimo para o exercício da democracia — ademais, também sabemos que esses canais podem ser usados para influenciar a opinião pública, o que pode ser algo bem perigoso especialmente em tempos de eleições presidenciais. Pensando nisso, o Google anunciou, nesta quinta-feira (10), algumas novidades interessantes em seu buscador.

A partir de agora, o recurso “autocompletar” não vai mais sugerir a pesquisa por termos ou frases que possam influenciar o internauta em sua escolha por determinado candidato, partido ou até mesmo ideologia política.

Também serão retiradas frases que façam menção ao processo de votação, como “você pode votar pelo celular” ou “você não pode votar pelo celular”.

A companhia não deixou claro se a alteração é momentânea ou definitiva, mas enfatizou que nenhum resultado de busca será removido — você vai continuar podendo encontrar conteúdos sobre um candidato normalmente, mas eles não poderão mais abusar do autocompletar (que é gerado de acordo com o volume de buscas similares) para influenciar os seus potenciais eleitores.

“Estamos perfeitamente cientes de que, com as próximas eleições, as pessoas têm opiniões fortes e, dado o pano de fundo da COVID-19, há muitas perguntas sobre as informações de votação e como isso pode funcionar no contexto da pandemia”, explica David Graff, diretor sênior de políticas e padrões globais do Google. Segundo David, a manobra não é uma nova política, mas sim uma extensão das ideologias existentes da companhia.

Por mais que a Gigante das Buscas não tenha comentado sobre a mudança em outros países, é bem provável que algo similar ocorra em outras praças eleitorais neste ano, como no próprio Brasil, que também sofre de complexas campanhas online de influência digital.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …