O presidente norte-americano advertiu a gigante tecnológica Google e as redes sociais Twitter e Facebook para o que ele considera ser uma falta de imparcialidade, sugerindo que “devem ter cuidado”.
“Google, Twitter e Facebook navegam realmente em águas muito agitadas e devem ter cuidado”, declarou o presidente na Sala Oval. “É injusto para uma grande parte da população. Vocês não podem fazer isso às pessoas, não podem!”, repetiu Donald Trump, depois de um encontro com o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
“Nós recebemos milhares e milhares de queixas“, disse ainda o chefe de Estado norte-americano, sem fornecer mais detalhes.
Nesta quarta-feira (29), o 45º Presidente dos EUA começou a atacar o Google, escrevendo no Twitter que os resultados do motor de busca eram “fraudulentos”.
“Os resultados para ‘Trump News’ mostram apenas pontos de vista/notícias da mídia que fazem ‘fake news’. Em outras palavras, eles têm aquilo manipulado, contra mim e contra outros, para que quase todas as histórias e notícias sejam ruins. A falsa CNN é proeminente. A mídia republicana/conservadora e os justos são silenciados. Ilegal?”.
“96% dos resultados para ‘Trump News’ são da mídia nacional de esquerda, isso é muito perigoso. O Google e outras empresas estão suprimindo vozes conservadoras e escondendo informação e notícias que são boas. Eles controlam o que podemos e o que não podemos ver. Esta é uma situação muito séria – que será endereçada”, garantiu.
O principal assessor econômico de Trump, Larry Kudlow, já antecipou que o governo dos EUA analisa se as buscas da gigante norte-americana “devem ser reguladas”, sem oferecer mais detalhes sobre o assunto.
Entretanto, as acusações do presidente dos EUA já foram firmemente desmentidas pelo Google, que rejeitou qualquer “manipulação política”.
“As buscas não são usadas para marcar uma agenda política e não damos preferência a nenhuma ideologia política, e nunca ordenamos os resultados de buscas para manipular opiniões políticas”, afirmou a empresa em comunicado.
A empresa, com sede em Mountain View, na Califórnia, destaca ainda que “todos os anos” realiza “centenas de melhorias” nos algoritmos para garantir que “mostrem conteúdo de alta qualidade em resposta às solicitações dos utilizadores”.