Trump acusa o Google de exibir apenas notícias de esquerda

O presidente norte-americano advertiu a gigante tecnológica Google e as redes sociais Twitter e Facebook para o que ele considera ser uma falta de imparcialidade, sugerindo que “devem ter cuidado”.

Google, Twitter e Facebook navegam realmente em águas muito agitadas e devem ter cuidado”, declarou o presidente na Sala Oval. “É injusto para uma grande parte da população. Vocês não podem fazer isso às pessoas, não podem!”, repetiu Donald Trump, depois de um encontro com o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

“Nós recebemos milhares e milhares de queixas“, disse ainda o chefe de Estado norte-americano, sem fornecer mais detalhes.

Nesta quarta-feira (29), o 45º Presidente dos EUA começou a atacar o Google, escrevendo no Twitter que os resultados do motor de busca eram “fraudulentos”.

“Os resultados para ‘Trump News’ mostram apenas pontos de vista/notícias da mídia que fazem ‘fake news’. Em outras palavras, eles têm aquilo manipulado, contra mim e contra outros, para que quase todas as histórias e notícias sejam ruins. A falsa CNN é proeminente. A mídia republicana/conservadora e os justos são silenciados. Ilegal?”.

“96% dos resultados para ‘Trump News’ são da mídia nacional de esquerda, isso é muito perigoso. O Google e outras empresas estão suprimindo vozes conservadoras e escondendo informação e notícias que são boas. Eles controlam o que podemos e o que não podemos ver. Esta é uma situação muito séria – que será endereçada”, garantiu.

O principal assessor econômico de Trump, Larry Kudlow, já antecipou que o governo dos EUA analisa se as buscas da gigante norte-americana “devem ser reguladas”, sem oferecer mais detalhes sobre o assunto.

Entretanto, as acusações do presidente dos EUA já foram firmemente desmentidas pelo Google, que rejeitou qualquer “manipulação política”.

“As buscas não são usadas para marcar uma agenda política e não damos preferência a nenhuma ideologia política, e nunca ordenamos os resultados de buscas para manipular opiniões políticas”, afirmou a empresa em comunicado.

A empresa, com sede em Mountain View, na Califórnia, destaca ainda que “todos os anos” realiza “centenas de melhorias” nos algoritmos para garantir que “mostrem conteúdo de alta qualidade em resposta às solicitações dos utilizadores”.

Ciberia, Lusa // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …