O presidente da Comissão de Imprensa do Parlamento do Reino Unido disse, nesta quarta-feira (11), que o departamento do governo que investigou o escândalo Cambridge Analytica multou o Facebook em 500 mil libras por falhar na proteção dos dados dos utilizadores.
Damian Collins disse que o Gabinete do Comissário da Informação concluiu que a empresa Facebook “violou a lei ao não salvaguardar a informação sobre as pessoas” ao “não ser transparente sobre a forma como os dados são recolhidos por terceiros”, de acordo com a SIC Notícias.
Tendo em conta essas duas violações à Lei da Proteção de Dados, o regulador britânico para a proteção de dados anunciou a “intenção de impor uma multa de 500 mil libras“, salientando que o Facebook tem ainda a possibilidade de responder antes da decisão final ser tomada.
O Facebook tem sido criticado desde que surgiram informações de que a consultora política Cambridge Analytica usou indevidamente dados de 87 milhões de contas de utilizadores da rede social para ajudar a campanha presidencial de Donald Trump nos Estados Unidos, em 2016.
Em março de 2018, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, reconheceu “erros” e prometeu melhorar a rede social depois de ter sido revelado o uso indevido de dados pessoais pela empresa britânica Cambridge Analytica.
Ciberia, Lusa // ZAP