Governo italiano deve decretar estado de catástrofe natural em Veneza

Andrea Merola / EPA

Metade da cidade está debaixo d’água, atingida pela pior cheia em 53 anos. O nível subiu 187 cm na terça-feira (12), o segundo mais alto desde 1966. A situação levou o governo a decidir decretar estado de emergência por catástrofe natural. Os prejuízos são orçados em cerca de € 1 bilhão.

Os 50.000 habitantes do centro, local tombado pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade, foram acordados na manhã desta quinta-feira (14) pelas sirenes de alarme, mas o nível da água diminuiu em relação a terça-feira, atingindo 1,13m de altura.

Na piazza de San Marco, os turistas passeavam sem maiores preocupações – cerca de 36 milhões de pessoas visitam o local todos os anos, sendo que 90% deles são estrangeiros.

A expectativa é de que, na sexta-feira (15), o nível da água atinja 1,45m. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, que está na cidade desde a véspera, participou de uma reunião de crise na Secretaria de Segurança Pública e deu uma volta de barco na cidade. A maior parte das lojas continuava de portas fechadas, assim como museus e escolas.

Segundo o premiê italiano, o Consselho de Ministros também deve se reunir nessa tarde para adotar o decreto e desbloquear ajuda financeira, indenizar a população e os comerciantes. O procedimento é adotado com frequência na região, alvo frequente de terremotos, desabamentos e erupções vulcânicas.

No dia 26 de novembro, o governo convocará um comitê especial sobre Veneza, para discutir a gestão dos problemas que envolvem a cidade e, particularmente, suas infraestruturas. Entre as questões abordadas, está um projeto prevendo que os navios de turismo contornem o centro histórico, preservando o local. O governo também pretende construir diques para proteger a lagoa.

Veneza, construída sob palafitas, corre o risco de desaparecer. A cidade já “afundou” 30 cm no mar Adriático em um século. Para o ministro do meio-ambiente, Sergio Costa, a situação piorou com o aquecimento global, as chuvas intensas e o vento. Os ecologistas também criticam a expansão do porto industrial de Marghera, situado na frente de Veneza, e o “desfile” de navios turísticos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …