Golfinhos espancam polvos antes de comê-los e o motivo é horripilante

De um modo geral, é mais fácil comer quando seu almoço não está tentando te matar. Este normalmente não é um problema no reino animal, já que a presa tende a estar morta e inerte quando chega ao esôfago. Mas nem todas as criaturas são inofensivas após a morte; um exemplo disso são os polvos.

Os tentáculos dos polvos permanecem letais por um tempo depois de serem separados da cabeça – e não são apenas pequenos espasmos que podem te sufocar. O sistema nervoso do polvo não é centralizado da mesma maneira que o nosso, então quando se corta seus tentáculos, não está cortando todos os laços com o cérebro.

Dois terços de seus neurônios estão nos tentáculos e o polvo usa esses neurônios para tentar escapar de qualquer coisa que esteja tentando comê-lo. Mesmo depois de morto.

Então, se você é um golfinho tentando comer um saboroso e viscoso polvo no jantar, o que você faria? Antes de mais nada, você definitivamente precisa incapacitá-lo.

Afinal, eles realmente correm risco de morte em situações como essa. Um golfinho foi encontrado com uma cabeça de polvo no estômago, mas um tentáculo de 1,3 metro de extensão preso na sua garganta e saindo pela boca. Outro não conseguiu engolir o polvo inteiro e acabou morrendo com o cefalópode preso em sua boca.

Como um jantar ideal não termina com asfixia, os golfinhos aprenderam, na marra, outro truque. Para sobreviverem a essa batalha, os golfinhos aprenderam a dar umas pancadas nos polvos antes de engoli-los.

Almoço violento

A ecologista de mamíferos marinhos Kate Sprogis e seus colegas da Unidade de Pesquisa de Cetáceos da Universidade Murdoch, na Austrália, passaram seis anos observando golfinhos ao largo da costa da Austrália Ocidental para descobrir o que esses animais estavam fazendo. Eles publicaram recentemente suas descobertas na revista “Marine Mammal Science”.

Este não é o primeiro exemplo de golfinhos-nariz-de-garrafa que usam truques astutos para conseguir comer sua presa.

Alguns golfinhos, por exemplo, colocam esponjas redondas em seus narizes para que possam cavar a areia procurando por peixes que estejam enterrados – as esponjas protegem seus focinhos de qualquer coisa muito espinhosa. E golfinhos-nariz-de-garrafa também jogam peixes de um lado para o outro para quebrá-los um pouco antes de engolir. Mas com os polvos a história é diferente.

Golfinhos têm duas táticas básicas para abordar esse almoço perigoso. Uma delas é segurar o polvo em suas bocas, nadar para fora da água e depois voltar com força para baixo para forçar o corpo do polvo a se romper.

Na outra estratégia, o golfinho move sua cabeça para o lado e joga o polvo, essencialmente atingindo o mesmo efeito. Sua recompensa por este truque é uma refeição altamente proteica, o que aparentemente compensa toda a energia usada para desarmar o jantar.

Sprogis mostra um pouco deste comportamento no vídeo abaixo, postado em seu perfil no Twitter:

Prática recorrente

Na verdade, esta é uma tática muito comum no oceano. Como as baleias assassinas se alimentam de grandes animais como leões marinhos, baleias beluga, arraias e até mesmo golfinhos, elas ganharam esse apelido ameaçador justamente por serem conhecidas por chacoalhar e bater em suas presas.

Focas fazem a mesma coisa com suas presas menores (e a foca-leopardo também faz isso com os filhotes de outras focas). Crocodilos e jacarés têm uma “rolada da morte” profundamente perturbadora que eles usam para despedaçar suas presas.

Os seres humanos têm uma abordagem diferente. Claro que várias culturas escolhem cozinhar seu polvo antes de comê-lo, porém isso não acontece em todos os lugares. Os coreanos comem seus cefalópodes crus e semi-vivos. A sannakji é uma maneira coreana de preparar polvo que envolve cortar os tentáculos do animal vivo ou até mesmo comer um (minúsculo) polvo inteiro de uma só vez.

Algumas pessoas morrem comendo a iguaria todos os anos, porque os minúsculos tentáculos ainda estão se movendo e tentam rastejar de volta para fora de sua garganta. Para evitar a morte, você deve mastigar os pedaços o suficiente para incapacitá-los. Ou, sei lá, não comer alguma coisa que está tentando escapar da sua boca. Mas a escolha é sua.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …