Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

dawolf / Flickr

Casal de boa na Praça de São Marcos, em Veneza

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar aquilo que descrevem como turistas “sem educação”. 

Conhecida pelos canais, carnaval e patrimônio arquitetônico, Veneza, no nordeste da Itália, tenta combater a onda de turismo que tem degradado a cidade. As autoridades consideram proibir os turistas de se sentarem ou deitarem no chão, informa o The Guardian.

A medida foi proposta pelo prefeito, Luigi Brugnaro, e pretende aplicar multas de 50 a 500 euros aos turistas que se sentem ou deitem no chão de Veneza.

Atualmente, a proibição abrange os degraus dos principais monumentos e os pórticos em torno da Praça de São Marcos, mas as autoridades pretendem alargar a proibição em uma investida contra o que chamam de turistas “sem educação”, escreve o Diário de Notícias.

A proposta já foi apresentada e deve ser votada em outubro pela assembleia legislativa, onde contará com a oposição dos vereadores do Movimento 5 Estrelas e dos grupos residentes. Segundo Marco Gasparinetti, do Gruppo Aprile 25, para conseguir fiscalizar uma medida como essa, a prefeitura teria que contratar mais 5 mil agentes.

Essa ainda não passa de uma proposta, mas Veneza já tem uma longa lista de proibições. Os que forem apanhados causando distúrbios por embriaguez ou os que se atreverem a nadar em um dos inúmeros canais, por exemplo, são multados. Comer em escadas também é proibido.

Além disso, todos os verões, a cidade é patrulhada por grupos conhecidos por “anjos de decoro”, que têm como missão garantir que os turistas respeitam as regras da boa educação.

A verdade é que há muito tempo Veneza tenta controlar as consequências da invasão turística, que leva todos os dias cerca de 60 mil visitantes à cidade.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A Via Láctea pode estar enviando vida de estrela para estrela

Um novo estudo sugere que toda a Via Láctea pode estar emitindo os componentes necessários para a vida por todo o Universo através de meteoroides, asteroides, planetoides e outros objetos. Conhecida como a teoria Panspermia – …

Nova missão da NASA: Humanos vivendo nas nuvens de Vênus

Apesar de ser um planeta de temperaturas infernais, de atmosfera tóxica e pressões esmagadoras na superfície, a NASA trabalha em uma missão tripulada para Vênus – a High Altitude Venus Operational Concept (HAVOC). A NASA pretende …

Banksy diz que "Menina com Balão" deveria ter sido destruída totalmente

O artista de rua Banksy revelou que sua obra "Girl With Balloon" ("Menina com Balão"), leiloada no dia 5 de outubro na casa Sotheby's e imediatamente autodestruída de forma parcial, deveria ter sido cortada em …

Ouvir músicas de Natal repetidamente é prejudicial à saúde

O Natal é, para a maioria das pessoas, uma das épocas festivas mais especiais do ano. No entanto, se por um lado desperta felicidade, por outro também é capaz de causar ódios de estimação – …

Dispositivo transforma fezes em gás de cozinha para populações de baixa renda

Usar o banheiro pode parecer a coisa mais natural do mundo, mas para algumas pessoas isso é um verdadeiro luxo. Era essa a realidade da população de Jalpatagua, na Guatemala. As pessoas da comunidade eram obrigadas …

No Zimbábue, os avós são a cura para a depressão

No Zimbábue, a depressão é chamada de “kufungisisa”, que significa “pensar demais”. Na tentativa de combater o reduzido número de psiquiatras e psicólogos na região, foi criado um programa da saúde mental inovador: o Friendship …

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (18) fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de imigrantes atravessam a pé vários países da América Central na …

Reino Unido está em risco de sofrer um enorme ciberataque

Enquanto que o Centro Nacional britânico para a Cibersegurança (NCSC) tem lidado com mais de dez ciberataques por semana nos últimos anos, acredita-se que algo maior está prestes a acontecer. O CEO do Centro Nacional britânico …

TSE pede clima de paz nas campanhas de Haddad e Bolsonaro

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, se reuniu nesta quarta-feira com representantes das candidaturas de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) para discutir a difusão massiva de notícias falsas e …

Meteorito atinge edifício no Japão

De acordo com cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais do Japão, foi confirmado o primeiro caso, em 15 anos, de um meteorito que atingiu um edifício no país. O meteorito tem mais de 4 …