Grécia elege primeira presidente mulher

Orestis Panagiotou / EPA

Katerina Sakellaropoulou, a nova Presidente da Grécia

Juíza é escolhida nova chefe de Estado pelo Parlamento, com votos de governistas e opositores. Katerina Sakellaropoulou presidiu tribunal superior e foi indicada ao cargo pelo premiê conservador Kyriákos Mitsotákis.

A juíza Katerina Sakellaropoulou se tornará a primeira mulher presidente da Grécia, após ter sido eleita nesta quarta-feira (22/01) por uma ampla maioria dos deputados do Parlamento, em uma rara demonstração de unidade no tumultuado mundo político grego.

Sakellaropoulou, de 63 anos, foi presidente do Conselho de Estado, o principal tribunal administrativo da Grécia. Ela sucederá Prokopis Pavlopoulos, cujo mandato de cinco anos termina em março.

O primeiro-ministro grego, o conservador Kyriákos Mitsotákis, nomeou Sakellaropoulou como uma candidata apartidária que desfrutaria de amplo apoio através de todo o espectro político do país.

Todos os principais partidos votaram a favor da nomeação, o que possibilitou que Sakellaropoulou fosse eleita por 261 contra 33, margem bem superior aos 200 votos necessários. Seis legisladores estavam ausentes.

Sakellaropoulou, da cidade de Tessalônica, no norte do país, se tornou a primeira mulher a chefiar o Conselho de Estado em 2018, tendo sido apoiada nessa posição pelo governo anterior, de esquerda.

Divorciada, ela vive no centro de Atenas e é ativa nas redes sociais. Sakellaropoulou escreveu numerosos artigos sobre proteção ambiental e preside uma sociedade sobre leis ambientais.

Falando depois de ser formalmente informada da votação no Parlamento, Sakellaropoulou disse que buscaria “o consenso mais amplo possível” durante seu mandato.

Em seus primeiros comentários como presidente eleita, a juíza se referiu às “difíceis condições e desafios do século 21, incluindo crise financeira, mudança climática, movimento em massa de populações e a consequente crise humanitária, a erosão do Estado de direito e todo tipo de desigualdades e exclusões”.

A Grécia tem um número historicamente baixo de mulheres em cargos de chefia na política, e Mitsotákis foi criticado por selecionar um gabinete quase todo masculino depois de vencer as eleições gerais em julho de 2019. No atual gabinete grego, todos, exceto um dos 18 cargos, estão nas mãos de homens.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …