Grupo Estado Islâmico perde último enclave no leste da Síria

(dr) Dabiq Magazine

Os combatentes das Forças Democráticas da Síria (FDS), aliança árabe-curda apoiada pelos Estados Unidos, reconquistaram o último enclave que ainda era controlado pelo grupo Estado Islâmico (EI) no leste da Síria, o vilarejo de Baghouz.

O anúncio, feito na manhã de sábado (16) pela ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), baseada em Londres, marca o fim do califado autoproclamado pelos ultrarradicais sunitas.

A queda do último reduto dos extremistas do EI foi confirmada por fontes da oposição síria e do regime em Damasco. O OSDH informa que vários jihadistas se renderam, mas outros ainda estão escondidos em túneis subterrâneos, onde mantêm civis como reféns.

Na fortaleza que construíram no vilarejo de Baghouz, localizado na margem oriental do rio Eufrates, perto da fronteira com o Iraque, havia cerca de 440 radicais sunitas de várias nacionalidades – turcos, usbeques, iraquianos e chechenos. Vários deles se renderam nas últimas 48h, vendo que estavam cercados pela aliança árabe-curda.

A ofensiva final das FDS começou há uma semana. O comandante das FDS, Jiat Furat, disse em entrevista coletiva na base de Al-Omar que “o fim da existência do EI” será anunciada em “poucos dias”.

Paralelamente, o vice-presidente americano, Mike Pence, que participa em Munique da Conferência de Segurança de Munique, prometeu que os Estados Unidos continuarão a combater “os remanescentes do EI” a longo prazo, apesar da retirada de 2.000 soldados americanos da Síria anunciada por Donald Trump.

Os extremistas cavaram dezenas de túneis na área e as operações de vistoria desses esconderijos subterrâneos podem demorar vários dias, principalmente porque também há civis entre os extremistas.

Ao perder Baghouz, o grupo Estado Islâmico não controla mais nenhuma cidade ou vilarejo na Síria e no Iraque. No auge do autoproclamado califado islâmico, em 2014, os ultrarradicais sunitas chegaram a controlar um território de 100 000 quilômetros quadrados entre os dois países.

A derrota do EI não significa, no entanto, o fim da ameaça terrorista. Ainda existem pequenos grupos de combatentes escondidos no deserto sírio de La Badia, que se estende até a fronteira com o Iraque, assim como na região iraquiana de Al-Anbar. O temido chefe do EI, Abou Bakr al-Baghdadi, estaria em algum desses refúgios.

Ainda não há um balanço preciso do número de mortos na batalha de Baghouz. Treze jihadistas morreram em combate nas últimas horas, enquanto 16 civis perderam a vida esta semana num bombardeio aéreo da coalizão ocidental.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Paleontologistas descobrem 'última refeição' de dinossauro que viveu há 110 milhões de anos

Uma equipe de pesquisadores do Canadá reconstituiu o estômago de um dinossauro herbívoro, o melhor preservado de sempre. Uma equipe de paleontologistas canadenses conseguiu reconstruir o conteúdo do estômago de um dinossauro herbívoro que viveu no …

Estudo que desencoraja uso de hidroxicloroquina é alvo de investigações

Nesta quarta-feira (3), a Organização Mundial da Saúde anunciou que vai retomar os testes com o medicamento hidroxicloroquina, um dos mais cotados atualmente como possível auxiliar na luta contra a COVID-19. A notícia pegou muita gente …

Donald Trump diz por que estava em bunker subterrâneo em meio a protestos

Em meio aos protestos violentos e pacíficos que têm varrido os EUA após a morte do afro-americano George Floyd, surgiram relatos de que Trump se escondeu dos manifestantes em um bunker. Donald Trump atacou como "falsa" …

EUA: 4 policiais são acusados pela morte de George Floyd

O policial de Minneapolis que se ajoelhou sobre o pescoço de George Floyd provocando sua morte será acusado de assassinato em segundo grau. Seus três colegas também serão julgados, disse a senadora americana Amy …

Governo destina verba publicitária a canais de conteúdo inadequado

Em apenas 38 dias, o governo de Jair Bolsonaro publicou mais de 2 milhões de anúncios em canais na internet com "conteúdos inadequados", segundo mostrou um relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das …

Cientistas encontram maior e mais antigo monumento da civilização maia no México

Pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) descobriram a mais antiga construção monumental da civilização maia já encontrada até agora e a maior de toda a história pré-hispânica da região. O estudo, publicado na revista Nature, foi …

Herdeiro da Samsung pode voltar a ser preso

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, pode ter de voltar à prisão. Procuradores de justiça da Coreia do Sul pediram nesta quinta-feira (4) uma nova detenção do antigo diretor da gigante como parte de uma …

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …