Há algo estranho dentro do vulcão americano ‘ladrão’ que segue ativo mesmo frio

Lyn Topinka / Wikimedia

Pequena erupção do Monte de Santa Helena em 1982

Pequena erupção do Monte de Santa Helena em 1982

O monte Santa Helena, que faz parte da Cordilheira das Cascatas, no Noroeste dos EUA, é o vulcão mais mortífero da história do país. E há algo estranho dentro dele.

Em 18 de maio de 1980, 57 pessoas e milhares de animais morreram na violenta erupção do Santa Helena, que de tão forte “demoliu” parte da montanha. As cinzas expelidas pelo vulcão chegaram a 11 Estados.

O Monte Santa Helena é o mais ativo dos vulcões do arco vulcânico das Cascatas, que vai do norte da Califórnia à província canadense Colúmbia Britânica.

Mas cientistas americanos constataram que seu núcleo é relativamente frio e que o vulcão está “roubando” calor de algum lugar.

E a grande questão é saber de onde o Santa Helena obtém o magma quente que expele durante suas erupções, a mais recente delas em julho de 2008.

“Nunca tínhamos visto algo do gênero nos vulcões ativos dessa região”, escreveu o geólogo americano Steve Hansen, da Universidade do Novo México, em um estudo publicado na revista científica Nature Communications.

(PD/CC0) werner22brigitte / pixabay

O Monte Santa Helena, que fica no Estado de Washington, forma parte de um arco vulcânico que se estende desde o norte da Califórnia até à Colombia Britânica, no Canadá.

O Monte Santa Helena, que fica no Estado de Washington, forma parte de um arco vulcânico que se estende desde o norte da Califórnia até à Colombia Britânica, no Canadá.

Além do mistério do interior frio, outra peculiaridade do Santa Helena é sua localização.

O Arco da Cascatas fica em uma região geologicamente ativa, em que a placa tectônica de Juan de Fuca entra por baixo da borda ocidental da placa Norte-americana.

Mas embora as montanhas do arco estejam alinhadas, o Santa Helena fica 50 km a oeste do resto dos vulcões.

Rocha fria

Para tentar desvendar o que acontece no vulcão, Hansen e sua equipe instalaram milhares de sensores ao redor da montanha para medir movimentos do terreno.

Os cientistas cavaram 23 buracos no vulcão e os encheram com explosivos, para provocar miniterremotos. Isso permitiu que monitorassem a propagação das ondas sísmicas pela estrutura da montanha e entender o que acontece nas profundezas do Santa Helena.

Em vez de magma, os geólogos encontraram uma camada rochosa demasiadamente fria para ser a fonte de calor do vulcão. De onde, então, o Santa Helena obtém seu magma?

NOAA, FEMA / Wikimedia

A potência da erupção de 1980 do Monte de Santa Helena levou cinzas a 11 Estados americanos

A potência da erupção de 1980 do Monte de Santa Helena levou cinzas a 11 Estados americanos

Na opinião dos pesquisadores americanos, a fonte mais provável de magma vem de um depósito localizado ao leste do vulcão, em que as temperaturas ultrapassam 800ºC. Mas eles não têm a menor ideia da razão pela qual o líquido viaja 50 km para ser expelido pelo Santa Helena.

Uma tese é que o material é liberado por terremotos profundos na região, mas os cientistas precisam de mais dados para entender melhor o que está acontecendo.

Pelo menos por enquanto, o Santa Helena continua sendo um mistério. “O Santa Helena é muito incomum”, disse Hansen, em entrevista ao Gizmodo.

“Ele está nos dizendo algo sobre como se comporta o sistema vulcânico da região, mas ainda não sabemos o que é”, conclui Hansen.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …

Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis. Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem …

As 9 acusações contra Bolsonaro no relatório da CPI - e a manobra governista para tentar blindá-lo

Após o relatório da CPI da Covid no Senado acusar o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes durante a pandemia, um senador da bancada governista tentou uma manobra para "blindar" o chefe do Executivo e …