Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

NASA

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que poucos perceberam é que há uma mensagem oculta ali.

Os chips de silicone carregam os nomes de todos que participaram de uma campanha encabeçada pela própria NASA, pedindo que a população enviasse seus nomes a Marte com a nova missão exploratória. Eles foram afixados a uma placa de alumínio no rover no dia 16 de março, e nessa placa há um desenho gravado a laser representando a Terra e Marte unidos pela luz do Sol.

Essa mesma ilustração também presta homenagem às artes que estamparam as placas das naves Pioneer e das sondas Voyager 1 e 2. Mas não é só isso: de acordo com uma publicação da NASA no Twitter, há uma mensagem codificada nessa ilustração.

“Alguns de vocês viram a mensagem especial que estou carregando para Marte, com os mais de 10,9 milhões de nomes que todos enviaram”, escreveu o perfil do Perseverance. “’Explore As One’ está escrito em código Morse nos raios do Sol, que conectam nosso planeta natal àquele que vou explorar. Juntos, perseveramos”. Ou seja: a mensagem secreta significa algo como “explorar como um só”, numa tradução livre.

A equipe da missão já começou os preparativos para que o rover seja colocado no veículo de lançamento, que está previsto para julho ou agosto deste ano. Por enquanto, a pandemia do novo coronavírus ainda não afetou o cronograma, de acordo com a NASA.

Se tudo correr como o previsto, o Perseverance chegará à cratera Jezero em 18 de fevereiro de 2021 para buscar sinais de vida microbiana que pode ter existido por lá no passado, e também estudará o clima e a geologia de Marte, além de coletar amostras que posteriormente serão trazidas à Terra. A missão também ajudará a abrir o caminho para a futura exploração presencial do ser humano no Planeta Vermelho.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …

Bolsonaro usa pesquisa alemã distorcida para criticar uso de máscaras

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live de quinta-feira (26/02) para mais uma vez desestimular o uso de máscaras contra a covid-19. No mesmo dia em que o Brasil registrou a segunda pior marca de mortes …

Cientistas congelam sêmen de corais para tentar salvar espécie da extinção no Brasil

Estima-se que até 50% dos recifes de corais já desapareceram dos oceanos. A previsão para o futuro também não é animadora: uma projeção da Unesco apontou que, caso as mudanças climáticas não sejam revertidas, eles …

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …